Connect with us

Padre Marcos

Padre Marcos lança campanha Setembro Amarelo “Agir é Salvar Vidas”

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, estão desenvolvendo durante este mês, a campanha Setembro Amarelo.

O lançamento da campanha Setembro Amarelo, que chama a atenção da sociedade para a necessidade do cuidado com a saúde mental, aconteceu na noite desta segunda-feira, 13 de setembro, na Câmara Municipal.

Com o tema “Agir é Salvar Vidas”, além das ações em saúde, várias iniciativas estão e serão desenvolvidas no município, para promover uma reflexão sobre o assunto e conscientização da população.

Na abertura do evento, inicialmente, aconteceu uma apresentação cultural, chamando atenção para a campanha através da música, a qual foi conduzida pela Maria Júlia, que encantou aos participantes pelo seu talento. A menina é filha do cantor da ‘Terra da Boa Esperança’, Lamark.

Em seu discurso, a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, disse que a pandemia afetou mais ainda a saúde mental das pessoas. Por isso, se faz ainda mais necessário a realização da campanha, acreditar que é possível é o primeiro passo, mas não basta, é preciso agir. Por isso nos unimos e abraçamos essa causa, que é a valorização pela vida”, disse.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, agradeceu a presença de todos. “Estamos fazendo a abertura do setembro amarelo, uma campanha muito importante, onde o foco é a conscientização, a mobilização e o combate ao suicídio, então no decorrer do mês haverá várias ações voltadas para esse objetivo”, explicou.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, relatou sobre os dados alarmantes em relação a quantidade de pessoas com doenças psicológicas, inclusive no município de Padre Marcos.

“Setembro é o mês de prevenção do suicídio, um assunto que ainda é um tabu muito grande e enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Por isso, a campanha será trabalhada em nosso município de forma ampla na cidade e no interior, mobilizando e conscientizando a nossa sociedade sobre os cuidados com a saúde e principalmente, a valorização da vida”, pontou o gestor.

Após os discursos, aconteceu uma palestra com a psicóloga, Rayane Coelho, que abordou sobre o tema “Saúde Mental: Unindo Forças a Favor a Vida”. Em seguida o terapeuta integrativo e enfermeiro, Ezequiel José Dias, realizou uma “Vivencia terapêutica sobre o estado presente”.

A programação da campanha segue no município até o dia 25 de setembro, com diversas palestras e rodas de conversas voltadas a temática.

Participaram do evento, o prefeito, Valdinar Silva, a primeira dama, Edilene Silva, os vereadores; Iranildo Carvalho, Bonifácio Dias, Antônio Chiquinho e Manoel Francisco (Neli), além dos dos secretários municipais, Lucicleide Dias (Assistência Social), Maria Lúcia (Saúde), Eraldo Carvalho (Educação), Thuanny Mikaella (Administração), a supervisora de ensino, Luzimar Carvalho, Ana Meire, mobilizadora do NUCA juntamente com os Adolescentes do Núcleo, a engenheira civil, Williane Kelly, bem como servidores e técnicos das secretarias.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS