Connect with us

Padre Marcos

Padre Marcos luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e realiza caminhada

Publicado

em

Por mais um ano, o município de Padre Marcos aderiu à campanha “Maio Laranja”, uma mobilização de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, e em parceria com entidades de proteção como o CMDCA e Conselho Tutelar, desenvolveram diversas atividades com o objetivo de chamar a atenção para esse grave problema, conscientizar e orientar a população de como combater.

Segundo dados da página da Campanha Maio Laranja, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil, e todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país, e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

Na manhã de hoje, 18 de maio, data simbólica da Campanha, uma caminhada foi realizada no Centro da cidade, inclusive, com a participação de crianças e adolescentes, que levavam cartazes, faixas, panfletos, balões na cor laranja e outros desenhos simbolizam a Campanha, como a flor amarela.

A caminhada quis sensibilizar a população de que as crianças são indefesas e precisam de proteção contra as mais diversas formas de violação.

Durante a passeata foram realizadas paradas, onde as técnicas do CRAS repassaram informações à população sobre a violência sexual, como ela pode ocorrer nas suas duas formas, abuso e exploração, e orientava a população a denunciar nas diversas formas disponíveis, dentre estas, o Disque 100.

A psicóloga Vanessa Marques salientou que o 18 de maio é uma data simbólica, cujo objetivo é dar maior visibilidade a essa importante luta, e reforçou que o combate deve ser diário.

“A violência sexual pode acontecer onde menos esperamos. Então, nós precisamos ter essa sensibilidade, o olhar a atendo para as nossa crianças e adolescentes. Proteger a eles é responsabilidade de todos nós. Não precisamos ser parentes, amigos para nos sensibilizarmos com a dor causada por essa violência. Todos nós, todos os dias, estejamos atentos, juntos e unidos contra a violência sexual contra crianças e adolescentes.”, disse.

Em entrevista, Lucicleide Dias, secretária de Assistência Social, informou que a temática foi trabalhada no CRAS, através dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, com alunos nas escolas e nos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. “Hoje nós estamos aqui para chamar a atenção da sociedade para proteger nossas crianças e adolescentes. Juntos somos mais fortes!”, disse.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, também participou da caminhada. “A Educação é parceira dessa importante Campanha. Essa é uma temática que precisa ser trabalhada na escola, não só no mês de maio, mas em todo o ano letivo. Para isso, é importante que os nossos profissionais de educação se sintam confortáveis para debater com seus alunos. A escola é um ambiente seguro onde essas crianças e adolescentes podem confiar na equipe até para confidenciar algo que possa estar acontecendo na vida dessas crianças.”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS