Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos mostra potencial cultural em live; veja como foi

Publicado

em

Tradicionalmente, em junho, a cidade de Padre Marcos vive um dos meses mais movimentados e alegres do ano, seja pela celebração dos festejos religiosos de Santo Antônio, ou pela realização das festas juninas, quando são realizados shows artísticos, apresentações culturais e concursos de quadrilhas.

Esse ano, novamente, por conta da pandemia, as festas juninas não puderam ser realizadas em praça pública, como de costume, e o município recorreu à tecnologia para mostrar ao mundo as riquezas culturais do município berço da educação no Piauí.

Na noite deste domingo (13), foi realizada a live “Padre Marcos Cultural: Origens e Tradições!”. O evento mostrou os artistas da terra, a culinária, o artesanato e as culturas tradicionais que representam a história e a origem da terra da boa esperança.

Clique aqui e veja todas as fotos!

O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, contou com a participação de cantores, repentista, grupos de música, de dança, quadrilhas juninas, artesãos, poetas, designers gráfico e de moda, cozinheiros, capoeiristas e outros trabalhadores que foram contemplados com recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc no município.

Para o município de Padre Marcos foram destinados cerca de 49 mil reais, recursos da Aldir Blanc que garantiram uma renda emergencial aos profissionais do setor cultural que tiveram suas atividades comprometidas ou mesmo interrompidas por conta da pandemia da Covid-19.

Segundo o assessor técnico Edson Ribeiro, todo trabalho começou ainda ano passado. “Começamos com o cadastro, seleção dos trabalhadores que se enquadravam, e hoje realizamos essa amostra, que é uma contrapartida dos beneficiados. Isso foi apenas uma pequena amostra do que o município de Padre Marcos possui em termos de cultura. Padre Marcos é um celeiro indescritível de cultura”, pontuou.

Publicidade

Assista a live na íntegra:


A artesã conhecida como Chica dos Potes, da comunidade Barra, foi uma das beneficiadas pelo auxílio, e que, após a aplicação dos recursos, voltou a concluir a produção de peças a base de argila. “Ela estava com o forno deteriorado, o que impossibilitava ela de cozer as peças. Com o dinheiro do benefício emergencial, ela conseguir reconstruir o seu forno e pode finalizar a produção dessas lindas peças que ela apresentou hoje”, destacou Edson.

Um dos artistas que participou do evento foi o cantor Lamarck Macedo, artista de renome nacional. Ao final de sua apresentação, ele relatou que, com a proibição das festas, ele passou um ano sem poder trabalhar. “Agora já estamos voltando aos poucos. Essa semana, depois de um ano, eu tive quatro shows seguidos”, disse.

Outro momento marcante foi a roda de conversa com a participação do prefeito Valdinar Silva, do advogado Raimundo Vieira e do vice-prefeito Valdo Benedito, três amantes e valorizadores da cultura, que explanaram sobre a história do município de Padre Marcos, desde o seu surgimento, no ano de 1786, com a chegada do português Francisco Marcos de Araújo Costa, pai do padre Marcos de Araújo Costa, que deu nome ao município.

“Por mais um ano nós não pudemos fazer a nossa festa junina em praça pública, mas não poderíamos deixar de valorizar e mostrar a nossa cultura, por isso realizamos essa live com a participação dos trabalhadores da cultura que foram beneficiados pela Lei Aldir Blanc, eles que foram muito prejudicados pela pandemia. Foi um recurso que chegou em boa hora por apoiar financeiramente aqueles que estavam prejudicados pela paralisação, e como uma forma de valorizar e fomentar a nossa cultura, que é tão rica”, disse.

Publicidade

Valdinar, que é historiador, defende que a valorização e o resgate contínuo da história para as novas gerações. “Precisamos conhecer e entender o passado para vivermos o presente e construirmos o futuro. Então, é importante conhecermos as nossas raízes, a gente entender como surgiu, porque o nome de Padre Marcos. Isso precisa ser mantido vivo de geração em geração”, pontuou.

O vice-prefeito e escritor, Valdo Benedito, classificou o evento como um marco cultural e enalteceu a Lei Aldir Blanc, por garantir apoio e incentivar aos pequenos trabalhadores do setor. “O apoio à cultura, por meio da Lei Rouanet, beneficiava apenas aos artistas já famosos, enquanto, quem necessita de apoio são os aristas pequenos, que estão nos rincões dos seus Estados. Então, foi louvável essa iniciativa, por apoiar e permitir que esses artistas possam mostrar o seu trabalho”, disse.

Linnara Benedito, secretária municipal de Cultura, fez uma avaliação positiva e elogiou os trabalhadores pelo que foi apresentado. “Fiquei muito orgulhosa dos nossos artistas. Nós temos uma história muito bonita para ser contada e agentes culturais que realmente precisam de incentivo para que possam ascender, evoluir e continuarem com o seu trabalho. […] Hoje a gente fez história. E a gente espera que seja só o início de um grande trabalho que virá pela frente”, disse.

O evento foi realizado no Centro Social Urbano, com participação restrita, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Estiveram presentes o prefeito Valdinar Silva e a primeira-dama Edilene Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, a secretária de Cultura, Linnara Benedito, os secretários municipais Thuanny Mikaela (de Administração), Eraldo Carvalho (de Educação), Maria Lúcia (de Saúde), Erimar Carvalho (de Transportes), Lucicleide Dias (de Assistência Social), Dr. Raimundo Vieira (da Procuradoria), Luiz Filho (de Empreendedorismo), Bento (de Agricultura), a engenheira civil Williane Kelly, os vereadores Antônio Chiquinho, Bonifácio Dias, Iranildo Carvalho, Manoel Francisco (Neli), Hilda Bento e Irmão Helton.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS