PADRE MARCOS | Promotor e representantes de coligações e partidos debatem sobre as eleições em cinco municípios
Publicado por: | Data: 14/10/20

PADRE MARCOS | Promotor e representantes de coligações e partidos debatem sobre as eleições em cinco municípios

O Ministério Público Eleitoral realizou na manhã desta quarta-feira, dia 14 de agosto, em Padre Marcos, cidade sede da 68ª Zona Eleitoral, uma reunião para discutir sobre campanha eleitoral.

O evento aconteceu no Centro Social Urbano, conduzido pelo Promotor Eleitoral, Dr. Antônio Charles Ribeiro de Almeida, e contou com a participação de candidatos e representantes de coligações e partidos dos cinco municípios que integram a Zona Eleitoral – Padre Marcos, Belém do Piauí, Francisco Macedo, Marcolândia e Vila Nova do Piauí.

A reunião aconteceu de forma interativa, onde os presentes levantaram questionamentos que foram esclarecidos pelo Promotor Eleitoral. Os principais pontos abordados foram a propaganda eleitoral, o que pode e o que não pode, como também, os atos de campanha que geram aglomeração de pessoas, como carreatas, passeatas e comícios.

No Piauí, o Governo do Estado autorizou, por Decreto, a realização de eventos em área aberta ou semiaberta com até 100 pessoas, seguindo a métrica mínima de 4 metros quadrados ocupados por pessoa, com distanciamento mínimo de dois metros entre os participantes. No formato drive-in, o limite é de 1 mil pessoas ou 250 carros com quatro ocupantes cada.

O Dr. Antônio Charles propôs a construção de um acordo entre os representes de partidos e coligações dos respectivos municípios para que obedeçam as normas sanitárias estaduais e municipais, no que diz respeito a esses atos de campanha, evitando assim as aglomerações.

“Não se trata de proibir a campanha eleitoral, pelo contrário, o Ministério Público quer que todos os candidatos tenham acesso aos meios lícitos de propaganda, que os eleitores o direito de conhecer os seus candidatos e, principalmente, as propostas desses candidatos para os seus respectivos municípios. Estamos preocupados com o bem maior que nós temos, que é a vida. Então, estamos tentando construir um acordo para evitar aglomerações nesses atos de campanha, porque podemos constatar que, após o início da campanha eleitoral, infelizmente, houve um acréscimo nos casos de Covid no Piauí”, disse.

A reunião, segundo o Promotor, foi o primeiro passo. “Vamos nos comunicar via whatsapp e, a partir desse diálogo, serão construídos os acordos, que posteriormente serão amplamente divulgados para o conhecimento do eleitorado e da população dos cinco municípios”, disse.

Dos cinco municípios que integram a 68ª Zona Eleitoral, Marcolândia tem registrado uma maior movimentação à cerca da campanha política. Os representantes que participaram da reunião informaram que houve um entendimento extrajudicial entre os dois grupos políticos. Dentre outros pontos, foi acordado – por pares e ímpares – os dias em que cada um grupo realizará atos políticos. O objetivo é uma maior organização, como também, evitar possíveis conflitos.

Registros

O Chefe de Cartório, Leonardo Silva dos Santos, também participou da reunião e repassou informações sobre o processo eleitoral. A previsão, segundo ele, é que até o fim do mês tenham sido analisados todos os processos de pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos cinco municípios.

Padre Marcos, sede da 68ª Zona, tem 25 pedidos de registro, sendo dois candidatos a prefeito – Valdinar (PSD) e Dr. Waldemar (PP) – com seus respectivos candidatos a vice, além de 21 candidatos a vereador.

Belém do Piauí é o município com o maior número de candidatos majoritários, com três no total – Ademar (MDB), Chico Luiz (PSL) e Evaldo Leal (Republicanos). Para vereador, o município tem 17 candidatos.

Francisco Macedo também tem apenas duas chapas majoritárias encabeçadas pelos candidatos a prefeito Fran Alencar (PSD) e Novinho (PP). Para vereador são 19 concorrentes.

Em Marcolândia, Dr. Corinto (PP) e Guel (PT) são candidatos a prefeito ao lado dos vices, Valmir de Juracy e Erivan Ramos, respectivamente. O município tem o maior número de candidatos a vereador, 37 no total.

Em Vila Nova do Piauí, duas chapas majoritárias pediram o registro das candidaturas. As chapas são encabeçadas pelo atual prefeito, Edilson Brito (PSD), e pelo médico Dr. Gerônimo (PP). Outros 26 pedidos de registro foram apresentados para o cargo de vereador.

Todos os pedidos ainda aguardam o julgamento do pedido de registro por parte da Justiça Eleitoral.

 Mais imagens

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES 0 Comments

TCE define data para novo bloqueio de contas municipais

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) esclareceu que em razão do disposto na Decisão de nº 090/17, referente a Sessão Plenária do dia 2 de Fevereiro de

Jaicós

Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é instalada na Loja Maçônica de Jaicós

Aconteceu na tarde do último sábado, 01, a instalação dos oficiais da Távola Redonda dos Escudeiros Manoel Ferreira de Sousa n° 562, da  Loja Maçônica Raimundo Esmério, oriente de Jaicós.

DESTAQUES

Operação da PM recupera mais de 100 veículos roubados no Piauí

Uma operação realizada pela Polícia Militar do município de Inhuma recuperou pelo menos 100 veículos roubados e prendeu três pessoas na noite deste sábado (6). Segundo a PM, inicialmente foram