Connect with us

DESTAQUES

PADRE MARCOS | Promotor e representantes de coligações e partidos debatem sobre as eleições em cinco municípios

Publicado

em

O Ministério Público Eleitoral realizou na manhã desta quarta-feira, dia 14 de agosto, em Padre Marcos, cidade sede da 68ª Zona Eleitoral, uma reunião para discutir sobre campanha eleitoral.

O evento aconteceu no Centro Social Urbano, conduzido pelo Promotor Eleitoral, Dr. Antônio Charles Ribeiro de Almeida, e contou com a participação de candidatos e representantes de coligações e partidos dos cinco municípios que integram a Zona Eleitoral – Padre Marcos, Belém do Piauí, Francisco Macedo, Marcolândia e Vila Nova do Piauí.

A reunião aconteceu de forma interativa, onde os presentes levantaram questionamentos que foram esclarecidos pelo Promotor Eleitoral. Os principais pontos abordados foram a propaganda eleitoral, o que pode e o que não pode, como também, os atos de campanha que geram aglomeração de pessoas, como carreatas, passeatas e comícios.

No Piauí, o Governo do Estado autorizou, por Decreto, a realização de eventos em área aberta ou semiaberta com até 100 pessoas, seguindo a métrica mínima de 4 metros quadrados ocupados por pessoa, com distanciamento mínimo de dois metros entre os participantes. No formato drive-in, o limite é de 1 mil pessoas ou 250 carros com quatro ocupantes cada.

O Dr. Antônio Charles propôs a construção de um acordo entre os representes de partidos e coligações dos respectivos municípios para que obedeçam as normas sanitárias estaduais e municipais, no que diz respeito a esses atos de campanha, evitando assim as aglomerações.

Publicidade

“Não se trata de proibir a campanha eleitoral, pelo contrário, o Ministério Público quer que todos os candidatos tenham acesso aos meios lícitos de propaganda, que os eleitores o direito de conhecer os seus candidatos e, principalmente, as propostas desses candidatos para os seus respectivos municípios. Estamos preocupados com o bem maior que nós temos, que é a vida. Então, estamos tentando construir um acordo para evitar aglomerações nesses atos de campanha, porque podemos constatar que, após o início da campanha eleitoral, infelizmente, houve um acréscimo nos casos de Covid no Piauí”, disse.

A reunião, segundo o Promotor, foi o primeiro passo. “Vamos nos comunicar via whatsapp e, a partir desse diálogo, serão construídos os acordos, que posteriormente serão amplamente divulgados para o conhecimento do eleitorado e da população dos cinco municípios”, disse.

Dos cinco municípios que integram a 68ª Zona Eleitoral, Marcolândia tem registrado uma maior movimentação à cerca da campanha política. Os representantes que participaram da reunião informaram que houve um entendimento extrajudicial entre os dois grupos políticos. Dentre outros pontos, foi acordado – por pares e ímpares – os dias em que cada um grupo realizará atos políticos. O objetivo é uma maior organização, como também, evitar possíveis conflitos.

Registros

O Chefe de Cartório, Leonardo Silva dos Santos, também participou da reunião e repassou informações sobre o processo eleitoral. A previsão, segundo ele, é que até o fim do mês tenham sido analisados todos os processos de pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos cinco municípios.

Publicidade

Padre Marcos, sede da 68ª Zona, tem 25 pedidos de registro, sendo dois candidatos a prefeito – Valdinar (PSD) e Dr. Waldemar (PP) – com seus respectivos candidatos a vice, além de 21 candidatos a vereador.

Belém do Piauí é o município com o maior número de candidatos majoritários, com três no total – Ademar (MDB), Chico Luiz (PSL) e Evaldo Leal (Republicanos). Para vereador, o município tem 17 candidatos.

Francisco Macedo também tem apenas duas chapas majoritárias encabeçadas pelos candidatos a prefeito Fran Alencar (PSD) e Novinho (PP). Para vereador são 19 concorrentes.

Em Marcolândia, Dr. Corinto (PP) e Guel (PT) são candidatos a prefeito ao lado dos vices, Valmir de Juracy e Erivan Ramos, respectivamente. O município tem o maior número de candidatos a vereador, 37 no total.

Em Vila Nova do Piauí, duas chapas majoritárias pediram o registro das candidaturas. As chapas são encabeçadas pelo atual prefeito, Edilson Brito (PSD), e pelo médico Dr. Gerônimo (PP). Outros 26 pedidos de registro foram apresentados para o cargo de vereador.

Publicidade

Todos os pedidos ainda aguardam o julgamento do pedido de registro por parte da Justiça Eleitoral.

 Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS