Connect with us

Padre Marcos

Padre Marcos promove encontro com a nova composição do NUCA edição 2021/2024

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos já deu início as ações, em busca do reconhecimento do Selo Unicef, como município aprovado. Uma importante etapa para que o município de Padre Marcos conquiste pela 2ª vez a aprovação do Selo UNICEF é a formação do Núcleo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas.

Nesse sentindo, após mapeamento e mobilização dos jovens em diversas entidades foi feito a inscrição de 20 adolescentes para compor o novo grupo NUCA. E nesta segunda-feira, 13 de Setembro, aconteceu a primeira reunião com os adolescentes.

O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, conduzido pela mobilizadora, Ana Meire Macedo, com a participação da articuladora do Selo UNICEF no município, Gorete Leal.

Estiveram presentes na reunião, o prefeito Valdinar Silva, o secretário de Educação Eraldo Gomes, o representante do CMDCA, Anatálio Silva, a supervisora da Rede Municipal de Ensino, Luzimar Carvalho e o Jovem Wesley Dantas Carvalho, que participou do grupo NUCA na edição passada.

Em suas palavras, o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, parabenizou e agradeceu a participação dos adolescentes e reafirmou o compromisso em continuar desenvolvendo políticas públicas que venham beneficiar as crianças e os adolescentes do município.

“O NUCA vem para agregar, para possibilitar maior incidência de vocês nas políticas públicas do nosso município, e esse grupo será um canal de escuta para sabermos o que os jovens pensam e querem, já que eles também devem avaliar, cobrar, sugerir, vigiar e cuidar da nossa cidade”, afirmou o gestor.

Publicidade

O representante do CMDCA, Anatálio Silva, também se pronunciou, quando parabenizou o grupo e se colocou à disposição do grupo juvenil.

Na ocasião, o jovem Wesley Dantas, relatou sua experiência como integrante do NUCA na edição passada e incentivou os adolescentes a seguirem com a missão.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é fc31aec1-d4f6-4347-b59d-97b186a402e8-1024x682.jpg

A articuladora do Selo no município, Gorete Leal reafirmou o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de Padre Marcos, não só por ser uma etapa na conquista do Selo, mas por acreditar que esta é mais uma forma de exercer e praticar cidadania junto à juventude.

A mobilizadora Ana Meire Macedo, detalhou o que é o NUCA, quais as atividades e  os objetivos do grupo, bem como os desafios a serem cumprido em toda a edição.

“O Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA, é parte integrante da metodologia do SELO UNICEF, e todos os participantes do grupo terão a oportunidade e garantia de participação em diversas atividades para adquirirem conhecimentos sobre seus direitos e serem contribuintes no exercício da democracia, sugerindo melhoria nos serviços e políticas públicas que irão impactar diretamente a vida da nossa população, portanto, estamos confiantes na determinação, garra e empenho dos novos integrantes do NUCA do município de Padre Marcos”, acrescentou.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS