Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos realiza I Fórum Comunitário e discute avanços e desafios para a garantia de direitos de crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, através do Conselho Municipal dos Direitos  da Crianças e do Adolescente-CMDCA e da Comissão Intersetorial do Selo  Unicef, realizou nesta sexta-feira, 24, o I  Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Município Aprovado, edição 2017-2020. O evento aconteceu na Câmara Municipal e teve por finalidade discutir e articular, de forma eficaz, as políticas públicas destinadas à infância e adolescência.

As atividades iniciaram com uma apresentação cultural, e em seguida, foi realizada a solenidade de abertura do Fórum.  Na ocasião, foi apresentada a equipe intersetorial do Selo Unicef, composta por várias Secretarias e membros de diversos setores da sociedade civil organizada, bem como, os membros dos  Conselhos Municipais.

O prefeito de Padre Marcos,  José Valdinar da Silva, falou sobre o evento. “É  com muito alegria e  orgulho que aderimos ao Selo e que estamos  realizamos  que  esse Fórum, pois a criança é um ser especial, e por isso, é necessário cuidar, desenvolver uma política sólida que de fato melhore a vida de nossas crianças e adolescentes”, disse, citando ações que já estão sendo realizadas para fortalecer essa política pública, como a implementação de  berçários  para atender  as crianças da zona rural.

O presidente do CMDCA, Anatálio Silva, realizou a apresentação da metodologia do Selo Unicef, que indica os caminhos propostos para se trabalhar os indicadores, como também, as atividades que deverão ser realizadas pelo município.

O momento de maior destaque foi a apresentação do diagnóstico dos impactos sociais e da situação das crianças e adolescentes de Padre marcos, que foi realizado pelas secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, conduzidas por Thuanny Mikaella, Eraldo Carvalho e Milena Leal,  respectivamente.  Eles mostraram os serviços e programas desenvolvidos e os avanços que cada pasta já alcançou na realização de ações em prol do público infanto juvenil.

Publicidade

“Vamos continuar desenvolvendo as ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os objetivos alcançados por meio de indicadores e de debates”, disse Thuanny, que é  psicóloga, mobilizadora dos adolescentes e secretária de Administração.

A  articuladora local, Gorete Leal,  explicou que o  município tem uma linha base que indica  a situação, definido por cores. “O  indicador da cor  vermelha  quer dizer  que está ruim; o  verde, que está ótimo; e o verde claro, no limite, em atenção. E para  construir  as propostas serão usados três focos, o problema, os atores envolvidos na resolução do problema e  as estratégias que o município deve promover para melhorar os indicadores”, disse, destacando a importância do Selo como ferramenta orientadora. “O Selo orienta a gestão a se organizar e trabalhar de forma sistemática para melhorar a  Educação, Saúde e o Social, ou seja, ele aproxima e articula as pastas da gestão a trabalhar em conjunto, e isso traz resultados positivos”, pontuou.

Logos após foram formados os grupos de trabalho, onde foram formuladas propostas para serem implantadas no município, com o objetivo de fomentar a implementação de um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social para garantir a equidade no acesso aos direitos para cada criança e adolescente.

À tarde, a Comissão Intersetorial se reuniu para preparar o  plano de ação,  feito  em acordo com as estratégias  apresentadas pelos grupos de trabalhos.

Também estiveram presentes a primeira dama Edilene Siva, o vice-prefeito Valdo Benedito, a presidente da Câmara Municipal, Emanoela Conrado, os vereador José Bonifácio, Antônio Chiquinho, Iranildo Carvalho, Manoel Francisco, o Neli, e Antônio Neto, além  os secretários municipais Maria Lucicleide (de Assistência Social), Irmão Elton (de Agricultura), Maria Lúcia Silva (Saúde) e a diretora do hospital, Agda Érica, dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS