Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos registra 50 casos de coronavírus em dez dias; Prefeitura divulga Decreto com novas medidas restritivas

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, publicou um novo decreto nesta sexta-feira (23), que estabelece medidas de isolamento social em todo o município, para fins de prevenção e enfrentamento da pandemia da covid-19. As novas medidas foram estabelecidas após o aumento no número de casos na cidade, que em dez dias, registrou 50 novos diagnósticos positivos para covid.

Foi realizada uma reunião do Comitê de Gestão de Crise para Enfrentamento da Covid-19 em Padre Marcos, que resultou na decisão de adotar as novas medidas para conter o avanço do coronavírus. A decisão segue o entendimento das entidades de diversos setores que compõem o comitê, e também orientações do Ministério Público, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Polícia Militar, e ainda os protocolos do Governo do Estado.

Conforme o decreto, fica determinada a prorrogação das medidas de isolamento social para fins de enfrentamento da pandemia do Covid-19 no município de Padre Marcos, e também a suspensão das atividades comerciais não essenciais em todo território do município, até o dia 06 de novembro.

Só poderão funcionar os mercados, supermercados, mercearias, padarias, e produtos alimentícios; farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza; postos de combustíveis, distribuidoras de gás e borracharias; pousadas e hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes; serviços de segurança e vigilância; bancos e lotéricas; serviços de comunicação; Serviços funerários (observando as determinações sanitárias); Serviços médicos, Psicológicos, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; e Construção Civil.

Os estabelecimentos citados poderão funcionar de segunda à sábado, pelo período de 8 às 18 horas, devendo providenciar o fornecimento máscaras e todas as medidas de proteção e segurança a seus funcionários, permitir o ingresso em suas dependências de no máximo três pessoas, desde que estejam devidamente utilizando os equipamentos de proteção e com o distanciamento de dois metros entre as pessoas.

Publicidade

O decreto também proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e nos estabelecimentos privados, como bares e restaurantes, dentre outros. Os serviços de restaurantes, bares e serviços de alimentação funcionarão exclusivamente para sistema de entrega (delivery).

Também está suspensa a realização de eventos políticos organizados por candidatos, partidos políticos ou coligações eleitorais que causem aglomerações de pessoas, tais como comícios, caminhadas, carreatas e reuniões com número expressivo de eleitores.

As atividades religiosas, igrejas e templos poderão funcionar sem aglomeração de pessoas, respeitando o distanciamento de 1,5m, com a quantidade máxima de 30% de sua capacidade, com a disponibilização e uso obrigatório de máscaras, oferta de álcool em gel e espaço para higienização com água e sabão, como forma de garantir a prevenção ao contágio do COVID-19.

A Vigilância Sanitária do município e o Grupamento de Polícia Militar, farão a fiscalização das medidas determinadas no decreto.

Clique aqui e veja o Decreto

Publicidade

Número de casos na cidade

Conforme o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde, na manhã de hoje (23), a cidade tem 153 casos confirmados, 115 curados, 01 paciente internado em UTI e três óbitos. Até o momento, as equipes de saúde já realizaram 780 testes para detecção da covid.

A secretária Thuanny Mikaella, que integra o comitê, pediu a colaboração da população. “Hoje a gente faz um apelo a população, que possa evitar aglomeração, aos sair de casa sempre usar máscara, manter o distanciamento social. Nós do comitê estamos bastante preocupados, porque em 10 dias o município de Padre Marcos confirmou 50 casos de covid. Então, essas medidas foram adotadas no sentido de conter a disseminação do vírus. E a nossa preocupação e com a saúde pública, é preservar a saúde das pessoas” disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS