Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Padre Marcos registrou mais de 100 casos de coronavírus no mês de janeiro

Publicado

em

Em janeiro, mês do seu aniversário, o município de Padre Marcos registrou um expressivo aumento nos diagnósticos positivos para o coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde, foram contabilizados 123 novos casos nos primeiros 31 dias de 2021.

A Gestão Municipal segue trabalhando no intuito de barrar o avanço dos casos, e como medida restritiva publicou três Decretos (002/2021,003/2021 e 004/2021), restringindo a realização de festas, consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, consumo de bebidas e comidas nos estabelecimentos, permitindo somente o delivery, e o drive thru, com vigor até o dia 02 de Fevereiro, e seguindo com as medidas adotadas pelo Estado no seu Decreto 19.445, de 26 de janeiro de 2021.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia da Silva, disse que o aumento nos casos foi de cerca de 45%. “Era de se esperar um aumento nos registros devido as confraternizações de natal e final de ano, mas o número nos surpreendeu, por termos um aumento de 45% em média, dando um salto de 273 para 395 registros, o que é preocupante”, falou.

Segundo a Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológico do município, no mesmo mês, também foram registrados dois óbitos causados pela doença (dias 02 e 31). O número de casos recuperados foi positivo, contabilizando 108.

Maria Lúcia alertou que é preciso que os cuidados sejam tomados para evitar um novo aumento das contaminações. “Temos que nos cuidar nas próximas nas próximas festas e feriados, como o carnaval, por exemplo, para não ser registrado mais um salto no número de casos. É importante que continuemos a seguir as medidas sanitárias e preventivas, sempre adotando o uso de máscara e álcool em gel”.

Publicidade

O prefeito municipal, José Valdinar Silva, disse que a gestão segue trabalhando intensamente no enfrentamento a pandemia. “Não podemos deixar de unir nossas forças, na contenção da Covid-19. A pandemia não acabou! Por isso seguiremos com as medidas do Governo do Estado do Piauí. Não estamos medindo esforços no enfrentamento, já realizamos mais de1400 testes, entre rápidos e RT-PCR, o swab, que detecta a contaminação do vírus ainda nos primeiros dias, favorecendo o isolamento do contaminado e consequentemente, a proliferação do Coronavírus” falou Valdinar.

O gestor ainda destacou que quase todos os profissionais da linha de frente, já foram vacinados. “Como boa notícia, trazemos a informação de que já começamos a vacinar o nosso povo, começando pelos profissionais de saúde, estes que estão a frente no combate, com quase todos já imunizados pela primeira dose da vacina”, disse o gestor do município.

Registro de casos

Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira, 01 de fevereiro, a cidade contabiliza atualmente 395 casos confirmados, 365 curados, 24 em isolamento e 6 óbitos.

A Secretaria de Saúde segue com a realização dos testes para detecção do vírus, sendo que já foram feitos 1174 testes rápidos e 192 testes RT-PCR.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS