Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PADRE MARCOS | Saúde testa profissionais e militares e compra novos equipamentos de proteção e higiene

Publicado

em

Com apenas um caso confirmado até o momento, o município de Padre Marcos segue reforçando as ações preventivas e de enfrentamento à pandemia da Covid-19, doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, que tem levado milhares de pessoas do Brasil e do mundo à morte. No Piauí, por exemplo, são 4.243 casos confirmados e 138 óbitos.

As ações são diversificadas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Essa semana, um dos focos foi a saúde e o bem estar dos profissionais que estão atuando na linha de frente de combate ao vírus.

Foram realizados testes rápidos para diagnosticar o coronavírus (Covid-19). O procedimento é rápido. Coleta-se uma pequena quantidade de sangue, a partir da qual é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. Os resultados são obtidos em até 30 minutos.

Militares passam por testes rápidos de detecção do vírus

O público alvo dessa ação de investigação de possíveis casos, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram os profissionais que atuam na área de saúde, além de agentes de segurança, como policiais do Grupamento da Polícia Militar.

Valdinar Silva, prefeito de Padre Marcos

“Esses são profissionais que tem feito um trabalho importante em nosso município, atuando na linha de frente de combate ao coronavírus, realizando abordagens nas barreiras sanitárias ou atendendo a população no hospital, e com isso, eles ficam mais expostos e tem um risco maior de contaminação. Graças a Deus estão todos bem. Todos os testes deram negativo. É importante saber como está a saúde deles para que possam continuar cuidando da nossa população com toda segurança”, disse o prefeito do município, José Valdinar da Silva.

Publicidade

Sargento Emerson, comandante local da PM

Desde o mês de março, a Polícia Militar atua diretamente na ação de combate ao vírus em Padre Marcos. O sargento Francisco Emerson, que é comandante do Grupamento local, foi um dos testados e falou da importância dessa ação. “Mesmo você não tendo nenhum sintoma, por estar mais exposto, lidando com pessoas que possam estar contaminadas, você fica com o seu psicológico abalado, com receio de estar contaminado e assintomático e vir a ser um transmissor, contaminar outras pessoas e a sua própria família.  Graças a Deus, todos os testes foram negativos. Isso assegura na gente não só a saúde física, mas, também, a saúde psicológica, pois agora estamos tranquilos de que estamos trabalhando pra sociedade com segurança, sem sermos vetores dessa doença”, disse.

Agda Érica, diretora do Hospital Municipal

De acordo com a diretora do Hospital Municipal, a farmacêutica Agda Érica, além dos profissionais que integram o grupo de risco para o contágio ao coronavírus, a Secretaria de Saúde também está investigando aquelas pessoas que apresentam sintomas sugestivos ao coronavírus ou que chegam ao município vindos de áreas de risco. “É um trabalho de rastreio, tendo em vista que algumas pessoas possam estar contaminadas e assintomáticas. Com isso, a gente diminui o risco de contágio e disseminação e avalia de forma mais precisa a situação do coronavírus em nosso município”, disse.

Atualmente, Padre Marcos temos dez casos notificados, cinco suspeitos, quatro descartados e apenas um caso positivo.

Equipamentos
Para garantir segurança aos profissionais que estão no combate ao vírus, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido na aquisição de equipamentos de proteção individual.

“Os nossos profissionais estão preparados e equipados para o controle. Distribuímos luvas, viseiras, máscaras, macacão, tocas, também a proteção para os pés, ou seja, todo o equipamento necessário para a abordagem e os cuidados da pessoa que possa estar com o vírus”, disse o prefeito Valdinar.

Publicidade

Outro equipamento importante disponibilizado no município foram totens de aálcool em gel, instalados em quatro pontos estratégicos – o Hospital Municipal, a Secretaria de Saúde, na Secretaria de Assistência Social e no Centro Comunitário de Saúde.

O prefeito informou, ainda, que na próxima segunda-feira o município vai receber o túnel de descontaminação, que será instalado no Hospital local para reforçar a higienização das pessoas que chegarem a unidade de saúde.

Mais imagens

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS