Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Pela primeira vez em mais de 100 anos, Padre Marcos celebra festa de Santo Antônio sem a presença dos fiéis

Publicado

em

Uma tradição que se perpetua há mais de um século e reúne centenas de pessoas em nome da fé, este ano foi modificada em virtude da pandemia do coronavírus. O festejo de Santo Antônio, celebrado anualmente no município de Padre Marcos, pela primeira vez em 105 anos, aconteceu sem a presença dos fiéis.

Tradicionalmente, são celebradas 13 noites de missa em preparação para a festa solene, que acontece em 13 de junho, dia de Santo Antônio, conhecido como ‘santo casamenteiro’. Mas neste ano de 2020, foi realizado apenas o tríduo.

A missa solene foi celebrada no último sábado (13), presidida pelo padre Edivaldo dos Santos Silva, pároco da Paróquia São Simão, em Simões e concelebrada pelo pároco local, Fernando Amando.

Apesar de não poderem participar presencialmente, os católicos acompanharam a missa através das redes sociais e por meio da Rádio Boa Esperança. Segundo o padre Fernando, a participação do povo foi positiva. “A festa foi online e transmitida através da Rádio Boa esperança, que tem sido uma grande parceira nesse período de pandemia, pois sabemos que nem todos tem internet, nem habilidades com a internet. Avalio a participação do povo como positiva, porque mesmo sem poderem vir a igreja, o povo de Padre Marcos e de outras cidades e estados, corresponderam bem a essa proposta do tríduo. Celebramos os três dias com um grande número de pessoas nos acompanhando e isso nos alegrou muito” disse.

O padre disse que foi também um desafio não poder ter a presença do povo. “Para mim foi gratificante celebrar por mais um ano a festa de Santo António, mas ao mesmo tempo desafiador, pois sabemos o quanto Padre Marcos se transforma nos dias do festejo. E esse ano, para nossa surpresa, tivemos que compartilhar esse momento sozinhos, sem a presença do povo. E a presença do povo, depois de Jesus Cristo em uma igreja, é a parte que mais me alegra. Celebrar esse tradicional festejo depois de 105 anos, sem o povo, foi realmente um desafio, mas são as novidades que a gente tem que viver e se reinventar”.

Padre Fernando ainda disse que o amor do povo pela paróquia é admirável e que a festa foi marcada por muita emoção. “A festa foi marcada por muitas emoções. O povo em casa foi testemunha de quantas recordações nós tivemos na celebração da missa da festa. Uma das coisas que amo nesse lugar é o amor que esse povo tem pela paróquia. Eu tive medo de passar necessidade nesse período de pandemia, mas o povo de Padre Marcos correspondeu a altura da necessidade da paróquia e até o momento não entramos no vermelho, estamos muito bem, graças a Deus e ao povo de Padre Marcos” disse.

O pároco ainda informou que o festejo será celebrado com a presença dos fiéis no dia 6 de novembro, quando se celebra também o aniversário da paróquia, que este ano completa 16 amos.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS