Connect with us

Padre Marcos

Prefeitura de Padre Marcos inaugura Centro de Atendimento Especializado Multiprofissional para atender crianças com autismo, TDAH e TOD

Publicado

em

 

A Prefeitura de Padre Marcos, inaugurou nesta sexta-feira, 05 de julho, o Centro Especializado de Atendimento Multiprofissional, que vai atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Hiperatividade e Déficit de Atenção (TDAH), o Transtorno Opositor Desafiador (TOD), entre outros.  

O Centro propõe um projeto terapêutico individualizado e multiprofissional para cada paciente, com oferta de especialidades como terapia ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, psicopedagogo, assistente social, psicólogos e fonoaudiólogo.  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_2841.jpg

Inicialmente, a unidade de atendimento especializado terá capacidade para atender em torno de 45 crianças, já com diagnóstico, e pacientes previamente rastreados pela equipe multiprofissional.

Com uma ambientação lúdica e acolhedora, o espaço conta salas de interação coletiva para atividades com rico acerco de materiais para estimular a comunicação, fala e a interação social, além de consultórios multiprofissionais para consultas individuais. A unidade também dispõe de brinquedos terapêuticos que estimulam o desenvolvimento infantil. 

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, falou sobre o Centro, afirmando que o espaço vai disponibilizar um atendimento especializado e acolhedor que atenda às necessidades das crianças atípicas.  

“Estamos muito felizes por estar inaugurando esse espaço, que vai atender as famílias e suas crianças com autismo, TDAH e TOD. Teremos sete especializações, e com amor e carinho vamos dar uma atenção especial a essas crianças e suas mães. Profissionais que entendam o verdadeiro sentimento dessas crianças, que são normais nas suas diferenças, uma equipe que vêm preparada para fazer a diferença na vida dessas crianças”, afirmou o gestor.  

O gestor informou que a partir da inauguração do Centro serão realizadas reuniões com as famílias e profissionais e a partir do dia 02 de agosto, iniciam os atendimentos. “Então vamos ter olhar especial para com essas crianças. E aqui parabenizar as mães atípicas de Padre Marcos, que são super-heroínas, que cuidam tão bem de seus filhos. Vocês são especiais”, concluiu.

 

Emocionada, Samires Leal, mãe do Lucca Macedo, que tem Espectro Autista, destacou a representatividade do Centro no município.

“Estamos aqui na inauguração desse espaço maravilhoso que é super necessário na nossa cidade, graças ao nosso prefeito que conseguiu esse espaço, com profissionais maravilhosos, do qual já conheço pelo tempo em que anda para Picos. Em Picos o acesso, as vagas, são muito difíceis, num dia tem o profissional, no outro já não tem, e de repente ter esse espaço na nossa cidade, é inacreditável para mim, porque venho desde 2020, me deslocando para Picos com meu filho todas as quartas-feiras, onde é muito cansativo, principalmente para ele, que as vezes, faz oito terapias por dia. Então ter esse espaço em Padre Marcos é de extrema importância para nós mães atípicas, que sabemos o quanto isso é importante para eles, porque um simples brinquedo faz toda a diferença, para que eles tenham a coordenação motora. Com esse espaço tudo vai melhorar”, disse.

Publicidade

 

O secretário de Educação Eraldo Gomes, afirmou que o Centro é concretização de um sonho, que vinha sendo almejado a bastante tempo. “Na verdade esse espaço, é a concretização de um sonho que a bastante tempo já vinha sendo planejando, discutindo, procurando profissionais especializados, uma dificuldade nesse sentido, porque encontrar profissionais habilitados e com disponibilidade de tempo, foi desafiador, mas graças a Deus estamos com a equipe montada, pronta para atender, no retorno do segundo semestre, a essas crianças que tem diversos transtornos globais, além do autismo”, explicou. 

O gestor da pasta ainda afirmou que o objetivo do Centro é promover o pleno desenvolvimento das crianças atípicas. “A gente está muito feliz e agradecido com a gestão, com o prefeito Valdinar de ter se sensibilizado e nos atendido em algo que vínhamos buscando, para entender melhor e atender essas famílias e suas crianças e consequentemente vê-las progredindo, se desenvolvendo cada dia mais. E a gente quer mais uma vez contar com a parceria das famílias nesse projeto que o foco é pleno desenvolvimento dessas crianças”, disse.  

Segundo Eraldo, o próximo passo será fazer uma reunião com as famílias para fazer uma triagem para montar o cronograma de atendimento e fazer uma avaliação geral das crianças, passando por todos os profissionais, direcionando assim o atendimento para cada uma.

Também estiveram presentes, a primeira-dama Edilene Macedo, o vice-prefeito Valdo Benedito, os vereadores, secretários municipais e líderes políticos e famílias com crianças atípicas.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS