Connect with us

DESTAQUES

Projeto Avanço Missionário Sertão impacta famílias de Padre Marcos; mais de 200 voluntários participaram da ação

Publicado

em

O município de Padre Marcos recebeu entre os dias 16 e 22 de janeiro, o Projeto Avanço Missionário Sertão, que foi realizado na cidade com a participação de cerca de 250 voluntários, vindos de diferentes estados do Brasil.

Durante o desenvolvimento do Avanço Missionário Sertão, que é um projeto interdenominacional, organizado pelo Instituto Solidarius, em parceria com diversas igrejas de todo o país, inúmeras famílias do município de Padre Marcos foram impactadas pelas ações promovidas.

Diariamente, a programação contava com o momento devocional às 09 da manhã, com reflexão da palavra, louvor e oração, e à tarde, os missionários partiam para o campo para desenvolver diferentes atividades, contemplando tanto a sede do município, quanto comunidades da zona rural.

No período de 7 dias em que os amarelinhos atuaram na cidade, foram realizadas diversas ações, entre elas, trabalho de ensino e recreação com as crianças, ação social sobre identidade e autoestima da mulher, serenatas para pessoas enlutadas, enfermas e desanimadas, intervenções artísticas, e visitas evangelísticas a diversos lares.

Na noite do último sábado (22), aconteceu o encerramento do projeto. Na ocasião, os missionários vindos da Bahia, Brasília, Maranhão, Teresina, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará, se reuniram para a realização de um culto público.

O culto aconteceu na Praça do Abrigo, com a expressiva participação da população. A programação de encerramento contou com momentos de louvor, adoração, peça teatral, e a mensagem da palavra, que foi ministrada pelo voluntário de projeto, Júnior Acrigno, que é natural da cidade de Padre Marcos.

Em diversos momentos durante a pregação, várias pessoas se emocionaram com a palavra de Esperança. Ao final da mensagem, vários presentes tomaram a decisão de seguir a Cristo. Após a palavra, o culto foi encerrado com uma mensagem de agradecimento por parte de um dos líderes do projeto, e em seguida, os missionários se despediram da “Terra da Boa Esperança”.

João Victor Sousa, de 12 anos de idade, foi um dos impactados pelo projeto. O menino, que se emocionou na despedida dos missionários, falou da lição que eles deixaram.
“Estou emocionado porque eles trouxeram a palavra do Senhor para cá e eu também fiz bastante amizade com eles. Foi muito legal, nessa semana eu fui para quase todas as atividades deles. Eles deixaram uma lição de amizade e de sempre ouvir a palavra de Deus” destacou.

Maria Angélica Menezes, que é de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e coordena o projeto e a área de intercessão, disse que o principal objetivo, é levar algo de Deus às pessoas. “A gente tem procurado levar a palavra do Senhor, pois encontramos sempre um coração abatido, alguém que precisa de algo de Deus, e é isso que temos procurado fazer, levar algo de Deus a essas pessoas. Nós também precisamos de algo de Deus e tem sempre alguém que nos ensina. A gente sai de casa para dar, e na verdade recebemos muito mais”.

A missionária disse que em Padre Marcos, a equipe do projeto foi bem acolhida. “Achei Padre Marcos uma cidade muito bacana, pequena, mas acolhedora. Mas a gente percebe que as pessoas precisam conversar. As pessoas são simpáticas, elas não te conhecem, mas já te chamam para sentar e conversar, e elas falam, falam, e a gente ama ouvir. Os povoados foram todos alcançados, quem abriu as portas e nos recebeu, somos gratos a Deus por isso, fomos muito acolhidos por esse povo. Então, isso nos emociona, envolve, e é isso que nos faz retornar a cada 6 meses a uma cidade do sertão”.

Ela ainda falou que retorna para sua cidade, com uma bagagem cheia de experiências e amor. “Estou muito longe da minha casa, meu marido faz parte da coordenação e ele não veio dessa vez, então cheguei um pouco preocupada, pois vim sozinha, mas posso te dizer que valeu a pena. Às vezes você sai da sua casa para fazer missões, dizendo que está indo levar o amor de Deus, mas você encontra pessoas que te dão razão pra tua vida, você sai com muitas experiências. São 7 anos que faço missões e em cada lugar que vou tem uma história e a gente aprende muito com essas pessoas” concluiu.

Antônio Lorenço Rocha, 61 anos, que saiu de São Luís no Maranhão para também atuar como voluntário na pequena Padre Marcos, é movido pelo amor. “O que nos traz aqui é o amor que a gente tem pelas almas perdidas. Nós que aceitamos Jesus entendemos o que a bíblia diz ‘Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura’. Em Padre Marcos as pessoas são muito dadas, cheias de amor, passamos dias maravilhosos aqui. O sentimento hoje é de gratidão a Deus por ter permitido que estivéssemos aqui, somente pelo poder dele foi possível realizar esse trabalho”.

Júnior Acrigno, disse que realizar essa edição do projeto foi desafiador, mas a semana de missão teve resultados gratificantes. “Viemos aqui para trazer mais que uma estrutura social ou alguma assistência que daqui a pouco acaba. Viemos trazer algo que de fato permanece para sempre, porque isso transformou nossa vida. É um desafio retornar o projeto ainda em pandemia, a gente fez uma organização prévia, fizemos de tudo e foram dias transformadores, o Senhor nos surpreendeu. Estamos terminando a semana com muitos resultados positivos, Deus guardando a nossa saúde e a das pessoas da cidade, que era nossa maior preocupação, e esperando que tenhamos deixado uma imagem positiva pra cidade”.

O jovem disse que os missionários também foram impactados por todo o amor e acolhimento que receberam na cidade. “A cidade recebeu a gente tão bem, calorosamente, a gente viu o amor de Deus na manifestação da hospitalidade das pessoas de Padre Marcos. Todas as caravanas comentam em uma só voz que todos estão impactados com o amor que receberam das pessoas de Padre Marcos e dos interiores. Uma média de 250 missionários de estados diversos vieram, pessoas de todas as idades, que tem múltiplas funções, profissões e dedicaram um tempinho das suas férias, investiram dinheiro, porque eles são apaixonados por isso. O privilégio é todo nosso, temos o maior prazer de servir as pessoas, porque um dia fomos alcançados por pessoas que estão fazendo a mesma coisa hoje”.

Para ele, que já participou de diversas edições do projeto, essa foi ainda mais especial. “Estou tão emocionado que ainda não consegui assimilar, pois essa é a cidade que eu nasci, tenho um amor muito grande por Padre Marcos e sonhava em ver isso acontecendo aqui, já me emocionei muito. É ver que naquela casa que tem um grupo de amarelinhos é um parente, na outra é um amigo que cresceu comigo, então eu estou como quem sonha. Estou muito feliz e esperançoso que essa cidade seja cada vez mais alcançada por graça, misericórdia do Senhor e alegria pra gente continuar caminhando”.

Publicidade

Por fim, Júnior agradeceu aos seus conterrâneos. “A gente só quer agradecer a todos pelo carinho, paciência, compreensão. Estávamos super preocupados, ‘será que as pessoas vão receber a gente?’. Por isso a gente se preveniu, fez teste, exigiu que todos fossem vacinados. Mas as pessoas nos surpreenderam com amor, a gente tinha até que dizer que não precisávamos entrar nas casas, poderíamos ficar na calçada, porque por eles, estavam dispostos a nos receber. O sertanejo tem esse dom de ser acolhedor e a gente só tem muito que agradecer e esperar que tudo que declaramos esses dias sobre Padre Marcos seja só o começo de novas histórias que Deus tem preparado pra esse lugar” finalizou.

Adotando como lema “amar a Deus, servir pessoas e abençoar o sertão”, o projeto é fundamentado no evangelismo de porta em porta, cultos públicos em praças e ginásios, além de ação social, atendimento médico e odontológico.

O Avanço Missionário é desenvolvido duas vezes por ano, durante uma semana, nos meses de janeiro e julho, em cidades do sertão nordestino com menos de 5% de cristãos evangélicos. A próxima cidade onde acontecerá a segunda edição deste ano, deve ser divulgada em breve.


Veja fotos do culto de encerramento e momento devocional:

Facebook

MAIS ACESSADAS