Connect with us

Padre Marcos

Roda de Conversa sobre os cuidados com a saúde mental é realizada com professores da rede municipal de Padre Marcos

Publicado

em

Dando continuidade as ações da Campanha Setembro Amarelo, foi realizado no município de Padre Marcos, na sexta-feira, 17 de setembro, uma roda de conversa sobre a saúde mental voltada para os professores da rede municipal de ensino.

A campanha que tem como tema central “Agir é Salvar Vidas”, vem sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Padre Marcos, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e as formas de prevenção ao suicídio.

A roda de conversa aconteceu por escolas. No período matutino foi realizada na unidade de ensino José de Moura Leal (Tio Zezito), envolvendo os professores da referida escola e os docentes da escola Cândida Macedo. No período vespertino, a ação foi direcionada para os professores da escola Tia Guida.

A roda de conversa foi conduzida pelas psicóloga Vanessa Marques e Thuanny Mikella, a qual foi abordado sobre o tema “Cuidando da Saúde Mental para Salvar Vidas”.

Segundo a psicóloga, Vanessa Marques, o principal objetivo é dar visibilidade e conscientizar as pessoas sobre o suicídio, sobre a valorização da vida e, principalmente, sobre os cuidados com a saúde mental, tendo em vista que mais de 96% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais.

“Realizamos um momento de desenvolvimento de competências socioemocionais aos profissionais da educação, onde nós trabalhamos algumas técnicas de regulação emocional e de enfrentamento as situações de conflitos e sofrimento, então foi um momento mais de escuta e de acolhimento”, disse.

De acordo com Vanessa, um dos principais fatores de riscos do suicídio é exatamente o adoecimento emocional, principalmente, diante da atual situação vivenciada por conta da pandemia, onde todas as pessoas de alguma forma foram afetadas.

“Pensamos proporcionar esse momento para os professores para que a gente possa de alguma forma ajudar eles a também lidar com seus conflitos, e que assim tenham habilidades para acolher o outro, porque é impossível você conseguir identificar no outro, se não consegue identificar em si mesmo, então eles precisam de informações sobre os fatores de riscos do suicídio, mas precisam também de viabilidades para cuidarem da sua própria saúde emocional para poderem atenderem ao seu público, que são crianças e adolescentes. Então os professores que estão passando por esse momento de desafios, estando muito tempo distante de sala de aula,além do ensino remoto, que gera um excesso de trabalho, e uma carga horária intensa, gerando riscos a eles mesmos, por isso esse momento de escuta, de reflexão, orientação, de capacitação para que eles possam aprender a lidar ainda melhor com a saúde mental deles mesmos e também atender as necessidades do outro”, explicou.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, que acompanhou de perto, durante todo o dia as ações, falou sobre a importância da iniciativa.

“Precisamos alertar sobre a necessidade de cuidar nosso equilíbrio emocional e psicológico que estão diretamente aliados à saúde do corpo. Tratar dessa temática com nossos profissionais da Educação é muito mais do que importante, é necessário. Principalmente, diante desse período pandêmico que estamos vivenciando, onde a saúde psicológica está mais fragilizada e vulnerável”, destacou.

Eraldo ainda agradeceu as parcerias. “Quero agradecer a parceria das Secretarias de Assistência Social e Saúde, como também as profissionais psicólogas Vanessa Marques e Thuanny Mikaella, por nos proporcionar esse momento de troca, reflexão e aprendizagem. Agradeço também aos profissionais da Educação, por entenderem que tratar dessa temática é de extrema importância, tanto para eles enquanto pessoa e profissional, como também para os alunos e família”, finalizou.

As ações serão dadas continuidades nessa semana, abrangendo profissionais de outras escolas. No dia 24 de setembro, a roda de conversa será realizada com as escolas Luiz Lino da Silva, Tio Zé Luiz, José Jubelino de Macedo e Tia Ana Macedo.

Publicidade

Fotos da roda de conversa na escola Tio Zezito:

Fotos da roda de conversa na escola Tia Guida:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS