Connect with us

GERAL

Secretaria de Educação de Padre Marcos retomará aulas de forma remota na segunda (01)

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, através da Secretaria de Educação, retomará as aulas da rede municipal de ensino a partir da próxima segunda-feira, 01 de junho, na modalidade remota, ou seja, através de atividades não presenciais.

O município, que tem em média 1333 alunos, teve suas atividades presenciais suspensas desde o dia 17 de março de 2020 em decorrência da pandemia do covid-19, e seguindo orientações do Ministério da Saúde e dos decretos estaduais e municipais, essas atividades presencias continuarão suspensas até o dia 31 de julho do corrente ano.

Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Educação realizou reuniões com a equipe gestora escolar e com o Conselho Municipal de Educação, tendo como resultado a elaboração de um plano de ações com estratégias específicas a serem desenvolvidas através de atividades remotas durante o período de isolamento social.

O prefeito municipal, Valdinar Silva, disse que a secretaria está com toda a logística preparada para o desempenho das atividades remotas. “Nosso secretário de Educação Eraldo já está com toda logística preparada para volta as aulas, onde 50% dos nossos alunos vão estar conectados à rede de internet e as aulas serão online. Inclusive, vários pais aplaudiram a forma como a secretaria vai começar mais um período letivo. E a outra parte dos alunos vai ser atendida com material impresso. Vamos fazer toda uma dinâmica para que os pais possam pegar essas apostilas e adotar uma logística para que não haja aglomeração”.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Eraldo Gomes, o objetivo da retomada das aulas é assegurar a continuidade do vínculo dos alunos com os professores e com os conteúdos escolares, garantido assim, que os estudantes possam continuar envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.

Publicidade

As aulas serão enviadas por meio da criação de grupos de estudos no aplicativo WhatsApp, entre outras ferramentas digitais, que servirão como canal de comunicação entre os professores, alunos/responsáveis. Todo o material de estudo será preparado pelo professor de acordo com a faixa etária de cada modalidade de ensino, que posteriormente será enviado para escola, onde a equipe de coordenação irá validar as atividades e fazer a impressão do material, que será disponibilizado para todos os alunos da rede, inclusive para aqueles que não tem acesso aos meios tecnológicos.

Para a retirada das atividades, as escolas criaram um cronograma, que foi amplamente divulgado por cada unidade de ensino, de forma que todos os pais/responsáveis pudessem ter conhecimento. Durante a preparação dessas atividades e no ato da entrega das mesmas, serão adotadas todas as medidas de prevenção para que se evite qualquer tipo de contágio do covid-19.

Eraldo disse que a secretaria está adotando alternativas viáveis. “Estamos oferecendo diante da nossa realidade, alternativas viáveis e adequadas aos estudantes. Todo o processo está sendo elaborado visando o atendimento e acesso de todos os alunos a essas atividades não presenciais. O nosso objetivo é assegurar o contato de nossos estudantes com o conhecimento e fazer com que eles continuem envolvidos em atividades produtivas e que possam manter o vínculo com o ambiente escolar, valorizando mais do que nunca o contexto familiar como importante espaço de aprendizagens e desenvolvimento” falou.

O gestor também disse que as medidas adotadas estão de acordo com alinhada às recomendações legais. “A nossa proposta de trabalho está alinhada às recomendações legais dos órgãos competentes, inclusive do Conselho Municipal de Educação de Padre Marcos, e nosso plano de estudos será desenvolvido com toda a sistematização para que as atividades realizadas remotamente sejam computadas como carga horária mínima obrigatória, em cumprimento ás 800 haras anuais, conforme reorganização do calendário escolar 2020”.

Ela ainda destacou que é de extrema importância o gerenciamento de ações que minimizem os impactos do isolamento social. “Sabemos que estamos diante de um cenário de grandes mudanças e que o gerenciamento das ações que permitem minimizar os impactos do isolamento social é de extrema importância. Precisamos ressignificar nossas práticas e colocar em evidência a visão de humanização e de responsabilidade social na qual a Educação desempenha” finalizou.

Publicidade

Veja o Plano de Ação do município: Plano de Ação Pedagógico-Covid-19

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS