Connect with us

Padre Marcos

Unidade móvel disponibiliza mais de 330 mamografias gratuitas em Padre Marcos

Publicado

em

A unidade móvel “Amigos do Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí-SESAPI, chegou na tarde de quarta-feira, 07 de junho, à cidade de Padre Marcos para realizar exames de mamografias.

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Padre Marcos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí — SESAPI, com o apoio do senador Marcelo Castro.

Durante quatro dias, serão ofertadas para o público feminino mamografias gratuitamente para o rastreamento do câncer de mama, sendo disponibilizados 84 exames por dia.

A Unidade Móvel de Mamografia Digital é uma iniciativa que visa a promoção à saúde da mulher, buscando ainda a conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Juvanir Macedo, que está à frente da organização da ação no município, informou que os atendimentos já agendados pela Secretaria de Saúde se estendem até o dia 10 de junho, quando serão ofertados 336 exames gratuitos para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, disse que a iniciativa visa incentivar mulheres a realizarem o exame, como forma de prevenção, com a mamografia para o rastreamento do câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico. 

O gestor explicou que estão sendo disponibilizadas as mamografias para as mulheres, e num prazo de 30 dias, elas recebem os exames e passarão por acompanhamento médico, e em caso de alguma alteração, a Secretaria de Saúde fará o encaminhamento.

“Nosso compromisso com a saúde das mulheres é primordial, e essa iniciativa reflete o cuidado que temos com nossa comunidade. A detecção precoce do câncer de mama é essencial, e tenho certeza de que essa ação fará a diferença na vida de muitas mulheres”.

Valdinar enfatizou ainda, que esse é um trabalho contínuo realizado pelo município. “Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde, já faz um trabalho de rastreamento, onde trimestralmente, levamos mulheres do município, sem custo algum para elas, para realizar mamografias e ultrassonografias. Então, mediante as necessidades sempre fazemos esse acompanhamento, por meio das equipes do PSF, dando todo suporte para atender da melhor forma as mulheres de nosso município”, finalizou.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, disse que a ação de prevenção é extremamente importante. “As chances de cura do câncer aumentam significativamente quando o diagnóstico é feito precocemente. Por isso, a gestão se mobilizou para trazer a unidade móvel, para atender um número maior de mulheres com o exame”, disse.

Mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS