Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Vivenciando o Mês Missionário, Paróquia de Padre Marcos realizava visitas às comunidades

Publicado

em

O mês de outubro tem sido de marcantes experiências de fé, comunhão e partilha, para os católicos que integram a Paróquia de Santo Antônio, em Padre Marcos. Vivenciando o Mês Missionário Extraordinário, a paróquia tem realizado uma programação de visitas às comunidades.

As visitas missionárias acontecem aos domingos e envolvem a participação de mais de 100 pessoas. Participam leigos missionários das cidades de Padre Marcos e Belém.

No primeiro dia de missão, o domingo (13), os grupos visitaram o Canto Alegre, alcançando oito comunidades, e neste domingo (20), estiveram na localidade Barra, contemplando 6 comunidades.

De acordo com o pároco local, padre Fernando Amando, o intuito é visitar todas as famílias. “Decidimos fazer uma programação comum onde toda a paróquia estaria envolvida e nossa intenção é visitar todas as comunidades e famílias de Padre Marcos e Belém” destacou.

Na programação, os missionários se reúnem logo cedo na sede do município e de lá, às 07 horas, saem em direção às comunidades, transportados por caminhões. A escolha do transporte, segundo o padre Fernando, tem um propósito. “Não é porque não temos outro transporte, o caminhão foi escolhido com um propósito, pois a missão tem o objetivo de nos tirar do comodismo, é uma forma de nos desprendermos daquilo que é confortável, que é bom, e nos envolvermos na vida daquelas pessoas que vamos conhecer e ver que vivem no sofrimento também” disse.

Nas comunidades, é realizado um momento de oração e em seguida os missionários se dividem em grupos e visitam as residências. No fim da manhã os grupos retornam para a capela da comunidade e participam de um momento de partilha das experiências. Em seguida acontece o almoço comunitário e celebração da missa.

Publicidade

O padre Fernando Amando, disse que a experiência tem sido positiva. “Tem sido uma experiência muito boa, afinal de contas, essa missão tem revelado para mim que as coisas de Deus estão sempre se renovando, porque Padre Marcos é uma paróquia já de 15 anos e nós precisamos suscitar no coração das pessoas, principalmente dos leigos, o espírito missionário. Não podemos ser uma igreja que se conforma com o que já tem, sem ir atrás e se preocupar com os que estão distantes e sofrendo” disse.

Ele também destacou a comunhão com as comunidades. “A comunhão e interação das comunidades entre si e entre a matriz e as comunidades tem sido muito proveitosa. Os relatos são emocionantes, de pessoas que nunca tinham ido, que relataram que estavam super felizes por estarem ali” destacou.

Socorro Maria dos Reis, conhecida como Coité, que é do povoado Caboclo, Belém do Piauí e participou pela primeira vez de uma missão, fez um relato marcante da experiência. “Pela primeira vez participei da missão e até agora não consigo tirar da minha mente o que vi, ouvi e senti das pessoas. Uma coisa que percebi é que somos ricos e temos muito que agradecer a Deus. Aos domingos eu costumava ficar em minha casa, chorando, limpando a casa, estressada, então para mim, aquele domingo eu nunca vou esquecer. Acho que se eu vivesse ao menos três domingos como aquele, eu viveria mais” relatou.

Socorro Maria disse que também foi ajudada através da missão. “Não só ajudei, mas as pessoas me ajudaram também. Ficamos na localidade Russim, visitamos 12 casas e essas famílias nos receberam muito bem, nos recebiam de coração. Vendo aquelas localidades vi que sou rica de saúde, tenho meus dois pés, meus braços para trabalhar, enquanto vi pessoas que não tem como se locomover para lugar nenhum e mesmo assim carregam um sorriso no rosto. Voltei com meu coração limpo, vazio, com uma paz interior. Fiquei muito grata, e agora, precisando, não faltarei mais a uma missão.” disse.

No próximo domingo (27), os missionários visitarão comunidades de Belém do Piauí, estendendo a programação durante todo o dia. No domingo (03), acontece o encerramento do Mês Missionário, com a celebração de uma missa na paróquia, às 19 horas.

Fotos: Neném fotógrafo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS