Connect with us

MUNICÍPIOS

Pagamento do Garantia Safra é liberado e quase 400 agricultores de Santana do Piauí irão receber beneficio

Publicado

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, anunciou nesta semana a liberação do pagamento do Garantia Safra relativo a safra 2020/2021, para agricultores de 71 municípios piauienses.

Conforme a Portaria, que entrou em vigor a partir da segunda-feira, 14 de fevereiro, em decorrência das medidas de enfrentamento da pandemia do coronavírus, o benefício será pago de forma integral, em parcela única no valor de R$ 850, a partir deste mês de fevereiro, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Em Santana do Piauí, aproximadamente 400 agricultores receberão o benefício, que só está sendo possível graças ao compromisso da gestão da prefeita Maria José que pagou a contrapartida da Prefeitura ao programa.

“O Garantia Safra é um programa que garante ao agricultor este benefício caso tenha perda da produção agrícola de ao menos 50%, porém para que este dinheiro seja assegurado um dos critérios é o pagamento da contrapartida da Prefeitura, que foi no valor de R$ 51,00 reais para cada agricultor. Desde que assumiu, a prefeita Maria José vem mantendo o pagamento, o que garante este benefício para os agricultores”, destacou o secretário de agricultura de Santana do Piauí, Francisco de Moura Sobrinho, conhecido por Netinho.

Secretário Netinho

Apoio ao agricultor

Publicidade

O secretário destacou ainda para a nossa reportagem que a gestão municipal tem trabalhado no sentido de desenvolver ações voltadas para o homem do campo. 

De acordo com ele, no período de dezembro de 2021 a janeiro de 2022, a Secretaria Municipal de Agricultura disponibilizou tratores para incentivar os agricultores santanenses a se manterem sempre na atividade agrícola, que é a maior fonte de renda do município. “Já foram realizadas mais de 200 horas trabalhadas, atendendo em torno de 180 agricultores em todo o município e ainda estamos trabalhando”.

Netinho lembrou ainda da implantação da feira livre no município, onde com a ação a gestão incentiva o comércio e valoriza os produtos locais. “Com a realização desta feira conseguimos gerar renda para o município e emprego para aquelas pessoas que estão lá comercializando seus produtos”, finalizou.

Fonte: Folha Atual

Facebook

MAIS ACESSADAS