Connect with us

MUNICÍPIOS

Palestra fala sobre a importância da campanha Outubro Rosa em Santo Antônio de Lisboa

Publicado

em

Uma palestra sobre a campanha Outubro Rosa foi realizada na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Lisboa, na manhã de sábado (16). O encontro seguiu todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 e teve como objetivo fazer o alerta para prevenção e tratamento do câncer de mama e colo de útero.

A palestra voltada para o público feminino foi conduzida pelo médico oncologista, Dr. Francisco Karlos, prefeito de Santo Antônio de Lisboa, e pela primeira-dama, a médica ginecologista, Dra. Rafaela Ramos.

A secretária de Saúde, Marciana Regina, deu as boas-vindas e agradeceu pela presença de todos. “É um tema tão importante. Ações como essa são importantes. Eu como secretária de saúde apoio a causa que é a luta contra o câncer de mama e estou a inteira disposição para promover ações dessa forma”, declarou a secretária de Saúde.

Durante a palestra, Dra. Rafaela fez seus agradecimentos pelo convite e enalteceu a importância da ´palestra. “Esse momento é muito especial em relação a conscientização desse assunto que é tão importante”, agradeceu a primeira-dama.

A médica falou sobre o movimento outubro rosa que começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Desde então, é promovida anualmente na cidade e em vários lugares do mundo.

Médica ginecologista, primeira-dama Dra. Rafaela Ramos.

As campanhas de conscientização sobre o câncer de mama no Brasil acontecem desde 2002. A primeira aconteceu em São Paulo, no ano de 2002, onde foram ligadas luzes rosas em alusão à campanha.

Dra. Rafaela Ramos, vice-prefeita Mircéia e a técnica de Enfermagem, Edinilza Silva

“A campanha foi criada com esse objetivo: de conscientização, alerta e busca de um diagnóstico precoce em relação ao câncer de mama. Não é doença apenas de países subdesenvolvidos. É doença de países desenvolvidos também”, alerta.

“O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos”, ressaltou destacando os tipos de câncer, o crescimento rápido e o desenvolvimento lento.

Publicidade

A médica enfatizou que a maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

Dr. Karlos Leal (Dr. Karlão), médico oncologista, ressaltou na palestra que, atualmente, graças a medicina existem medidas terapêuticas que estão auxiliando e favorecendo tratamentos e prevenção.

A expectativa de vida foi um dos pontos citados pelo prefeito de Santo Antônio, o que tem aumentado nos últimos 50 anos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-10-17-at-21.32.35.jpeg
Médico oncologista, prefeito Dr. Karlão, ao lado da médica ginecologista, Rafaela Ramos, juntamente com a secretária de Saúde Marciana Regina e a coordenadora da Estratégia de Saúde Tânia Carvalho.

Ele chamou atenção para as faixas etárias mais propensas em desenvolver o câncer de mama que é a partir dos 50 anos de idade. No entanto, Dr. Karlão deixou bem claro que a doença pode ser gerada tamb´ém em pessoas mais jovens.

Na palestra estiveram presentes, a secretária de Assistência Social, Kelvane Leal; a secretária de Finanças, Ana Karla; a vice-prefeita, Mircéia Ângela, além de profissionais de saúde como a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, enfermeira Tânia Carvalho, a diretora Luzilene Silva, da Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente, e a população em geral,

Durante a palestra houve o momento de interação entre os participantes, ocasião em que o público esclareceu dúvidas e fez perguntas sobre o assunto.

No mês de março a Secretaria de Saúde promoveu a 1ª Semana da Mulher com uma palestra que foi ministrada pela médica ginecologista Rafaela Ramos. No evento houve também a realização de exames.

Publicidade

Conteúdo Relacionado: 1ª Semana da Mulher é aberta em Santo Antônio de Lisboa com palestra e exames; fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS