Connect with us

MUNICÍPIOS

Palestras alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul chamam atenção para a prevenção ao câncer na zona rural de Santana

Publicado

em

Os moradores da comunidade Barro, situada na zona rural de Santana do Piauí, participaram na manhã desta terça-feira (16) de palestras sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero que acomete mulheres, e também sobre o câncer de próstata voltado para o público masculino.

O evento aconteceu na quadra poliesportiva do povoado e foi realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde com o tema “Ame-se. Previna-se. A gente abraça essa causa”.

Na abertura do evento, inicialmente, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social fizeram a apresentação e explicaram o significado dos Conselhos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência ao público presente, representados por Fabiana e Ana Patrícia.

Ana Patrícia e Fabiana representam os Conselhos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência

“Esses conselhos estão ativos. Eles acontecem e estão vinculados à Secretaria de Assistência Social. Eles são deliberativos, autônomos e têm como objetivo estabelecer prioridades, ações voltadas para esses dois públicos”, apresentaram as profissionais informando que os encontros acontecem mensalmente na última quinta-feira de cada mês na sede do município.

Os conselhos são órgãos permanentes, criados por Lei. São consultivos, deliberativos, controladores da política pública e tem como competência a de formular, acompanhar, avaliar e fiscalizar as políticas voltadas para o idoso e à pessoa com deficiência, acompanhando atendimentos dos referidos públicos.

Após a apresentação dos conselhos, o evento teve prosseguimento com as boas-vindas do secretário de Saúde, Layrton Carvalho. O gestor justificou a ausência da prefeita Maria José e falou da importância do encontro voltado para a saúde dos santanenses.

Layrton orientou que em todos os meses do ano são necessários os cuidados contra os tipos de câncer.

Publicidade

“O Outubro Rosa e o Novembro Azul, são duas datas que a gente trabalha com a prevenção do câncer de mama e colo do útero, e também do câncer de próstata. Todos os meses do ano precisam desses cuidados nos dois aspectos. Doença quando ela vem não avisa. Quero pedir para estarem atentos no que for abordado aqui. A Secretaria de Saúde se coloca mais uma vez à disposição”, destacou o secretário Layrton agradecendo pelas presenças da secretária de Assistência Social Tarciana Oliveira, das representantes dos conselhos e de todos que compareceram.

Em seguida ao pronunciamento do secretário, foram ministradas duas palestras. A primeira pela médica clínica geral Dra. Maiara Leal. A segunda foi conduzida pela enfermeira Emanuella de França.

Enfermeira Emanuella de França ao lado da médica Maiara Leal

A médica falou sobre câncer de mama, quais sintomas e os cuidados que devem ser tomados para evitar a doença.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. 

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

Entre os principais fatores de risco está a hereditariedade que dificulta a intervenção do indivíduo. Entretanto foi destacado também outros fatores de riscos que podem ser evitados, tais como: a obesidade, ingestão de bebida alcoólica, falta de atividade física, má alimentação. “São fatores que dá para a gente intervir. São modificáveis”, frisou a médica.

Dentre os tipos de diagnósticos está o precoce e por rastreamento que são priorizados pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

“O diagnóstico precoce é realizado quando a mulher tem algum grau de suspeição e procura a unidade de saúde. Se há o surgimento de qualquer nódulo na mama ela tem que procurar o serviço para ser adequadamente examinada. Se tem alguma assimetria entre uma mama e outra tem que procurar”, destacou Maiara.

São sintomas de câncer: vermelhidão, inchaço, dores ou sensação de calor na pele dos seios, mesmo que não seja sentido nódulo ao tocar a mama; crostas e feridas; a coceira insistente na área da mama; o endurecimento da pele, que pode apresentar textura parecida com a de casca de laranja.

O INCA – Instituto Nacional do Câncer destaca também que o câncer de mama pode causar inchaço na mama atingida, bem como o edema que pode até atingir o braço e a axila.

Dores nos seios são também sintomas de câncer de mama. Nesse caso é importante observar a frequência, insistência e intensidade da dor e relatar ao médico para se chegar a um diagnóstico preciso.

Entre outros, pode se destacar a secreções no mamilos que pode indicar o início de um câncer de mama. Além disso, alterações no tamanho e na forma; surgimento de uma assimetria entre os seios; aparecimento de sulcos (regiões da mama ficam mais fundas, como se fossem ‘buracos’).

Câncer de próstata

Prosseguindo com o evento, foi ministrada uma palestra sobre o câncer de próstata, pela enfermeira Emanuella de França. A enfermeira falou sobre cuidados e características que podem significar a evolução da doença para o câncer.

Publicidade

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

Os exames para a detecção do câncer de próstata são: toque retal e exame (PSA) conhecido por Antígeno Prostático Específico.

Sobre o toque retal a enfermeira destacou que “a maioria dos homens têm um preconceito de estar realizando o toque”.

Ela destacou ainda que os exames de sangue e de toque são complementares. “Muitas vezes o de sangue só vai acusar alteração quando esse estágio está mais avançado. O PSA pode dar alterado com alterações benignas da próstata. No toque vai possibilitar ver como está a textura da próstata, tamanho”, explica Emanuella.

Em caso de alteração constatada pelos exames, o procedimento a ser feito é a biópsia que constata se o câncer é maligno.

A enfermeira Emanuella fez um alerta para as pessoas em relação aos cuidados contra doenças ressaltando que se deve procurar as unidades de saúde como forma de prevenção.

“Estamos conversando com vocês a fim de conscientizar. Que vocês repliquem as informações e as mulheres podem passar também para as outras pessoas […] tem algum sinal ou sintoma de disfunção urinária, dificuldade para urinar, procure o serviço. Temos profissionais qualificados para atender cada um de vocês”, orientou a enfermeira.

No evento alusivo às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul foi facultada a palavra aos participantes para o esclarecimento de dúvidas e também relatos de experiências sobre o assunto.

Publicidade

Ao final, os participantes requisitaram exames que serão realizados posteriormente nos dias 24 e 25 de novembro, através da Prefeitura de Santana por meio da Secretaria de Saúde. Sobre a ação serão divulgadas mais informações sobre data e local exatos.

No encerramento foi servido lanche e bolo para todos os participantes.

A gestão da prefeita Marial José está trabalhando para oferecer os melhores atendimentos em espaço confortável para os usuários. Foi iniciado recentemente os trabalhos de reforma das unidades de saúde. Dentre outras unidades de saúde, na comunidade Barro, a UBS teve suas instalações melhoradas com os serviços de reforma que contemplou a sala de médico, farmácia, sala de fisioterapia, entre outros setores.

Veja alguma fotos da unidade de saúde depois da reforma e logo depois imagens das palestradas conduzidas pela médica Maiara e a enfermeira Emanuella.


FOTOS DAS PALESTRAS

Facebook

MAIS ACESSADAS