Patos do Piauí

Educação de Patos inicia 2º semestre letivo e trata sobre alinhamento, planejamento e organização

Publicado

em

A Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação deu início nesta quinta-feira, 1º de agosto, as atividades pedagógicas do segundo semestre letivo de 2024.   

Com o tema “APO – Alinhar, planejar e organizar”, a II Semana Pedagógica visa trabalhar a aprendizagem contínua. Um momento de reflexão e oportunidade de trocas de experiências pedagógicas, além de formações para auxiliar o planejamento do segundo semestre letivo, bem como a análise os resultados obtidos para identificar as áreas que precisam de melhorias.   

O evento aconteceu na Câmara Municipal reunindo professores, coordenadores e diretores escolares, a secretária de Educação Sueli Carvalho, e demais profissionais da pasta.  

Inicialmente, os profissionais da educação município foram recepcionados com um café da manhã, seguida foram acontecendo outras atividades que decorrerem por todo o dia.  


A secretária de Educação Sueli Carvalho, acolheu os profissionais, ao tempo que ressaltou a importância do momento para o início das aulas do segundo semestre, explicou ainda que é um momento de analisar os resultados, a fim de estabelecer as metas de aprendizagem e determinar como serão colocadas em prática no segundo semestre. 

“Esse momento é de suma importância para nossa educação, onde de fato, nosso intuito é alinhar, organizar nossas metodologias e assim aperfeiçoar cada vez mais nossas práticas pedagógicas e planejar para que possamos alcançar nossas metas. A educação de Patos tem evoluído desde 2021, temos trabalhado focando na escrita e leitura do aluno, conseguindo alfabetizar os estudantes com dificuldades. Nos ainda não chegamos ao patamar que precisamos, mas já nos desenvolvemos muito e estamos sempre implantando novas metodologias para seguirmos avançando”.

O tema central da Semana Pedagógica “Alinhar, planejar e organizar”, foi abordado pela palestrante Gisele Carvalho, que de forma dinâmica e reflexiva promoveu um momento de autoavaliação com os profissionais, ressaltando ainda a importância da temática para o desenvolvimento das boas práticas pedagógicas.  

“Tudo que vamos fazer, precisamos alinhar, planejar, organizar e na educação não é diferente. Então faz-se necessário fazer um alinhamento daquilo que deu certo ou não, é preciso recalcular rotas, mudar. Então esse é um momento muito importante para os professores, para a gente parar e avaliar o que está bom e o que precisar melhorar, contribuindo para que possamos alcançar os resultados positivos”, pontuou.

Em outro momento, a palestrante Vanice Fuisso, tratou sobre o Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, que é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica. 

O PEI orienta o professor, assim como a escola a desenvolver as habilidades das crianças tanto acadêmica quando social e emocional, necessário para crianças atípicas e para aquelas que tem dificuldade se aprendizagem. Então repassamos as orientações de como elaborar esse Plano, mostrando que é possível sim essas crianças aprenderem, de uma forma elaborada, gradativa, mas que chega ao alvo”, disse.

Publicidade

No período da tarde, foi realizado o alinhamento com a equipe da Secretaria de Educação, e logo após, o planejamento com professor Frâncio Charlidron.  

A Semana Pedagógica segue com planejamento por escola. As aulas iniciam na segunda-feira, 05 de agosto.

Fotos:

 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile