ELEIÇÕES 2016 | Patos do Piauí tem dois pré-candidatos a prefeito
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 07/07/16
Comments 0

ELEIÇÕES 2016 | Patos do Piauí tem dois pré-candidatos a prefeito

Segundo dados da Justiça Eleitoral, no município de Patos do Piauí, 5.697 eleitores estão  aptos a irem às urnas no próximo dia 02 de outubro para votarem para eleger prefeito, vice-prefeito e nove vereadores para a gestão 2017/2020.

Conforme o calendário eleitoral, os partidos políticos terão de 20 de julho a 5 de agosto para realizarem as convenções e escolherem os candidatos para disputar as eleições. Após as convenções, os partidos e coligações terão até o dia 15 de agosto para solicitarem o registro dos candidatos. A partir do dia 16 de agosto, 47 dias antes das eleições, passa a ser permitida a propaganda eleitoral e a realização de comícios.

Em Patos, a eleição para prefeito deve concentrar em apenas dois nomes, o médico Agenilson Teixeira Dias, do PSB, e o professor Joaquim Lopes dos Reis Neto, do PTB.

Agenilson é o atual prefeito do município e busca a reeleição. Ele foi eleito em 2012, ao disputar a eleição contra Joaquim Neto e vencer com uma maioria de 578 votos. Na época, a candidata a vice-prefeita foi Luzia Dias dos Reis, filha do ex-prefeito Aluízio Reis. Nessa eleição, Agenilson tem como pré-candidato a vice-prefeito o comerciante, vereador e atual presidente da Câmara, Saulino Coelho dos Reis.

Ele tem maioria na Câmara, com seis dos nove vereadores, e com o apoio dos três ex-prefeitos do município, Aluízio Reis, Chico Filho e Sílvio José. Em 2012, Sílvio era prefeito, não foi candidato a reeleição e apoiou Joaquim Neto. Este ano ele deixou a oposição e manifestou apoio à reeleição de Agenilson.  Outras adesões que reforçam o grupo da situação são o vereador Francisco Oseias, e Horlando dos Santos, que foi candidato a vice-prefeito de Joaquim Neto em 2012.

Joaquim Lopes dos Reis é professor e tem uma longa carreira política no município. Foi vereador por vários mandatos, sempre dentre os mais bem votados, e em 2008 foi candidato a vice-prefeito, sendo eleito em chapa encabeçada por Sílvio José. Joaquim Neto participou diretamente da administração municipal e em 2012 foi candidato a prefeito, mas saiu derrotado. Chegou a cogitar não disputar novas eleições, outros nomes ainda foram cotados, mas seu nome acabou sendo aclamado pela oposição.

Nestas eleições, Joaquim Neto tem como pré-candidato a vice-prefeito o comerciante Valdemiro Miguel, que já foi vice-prefeito no município de Patos. Valdemiro é dissidente do grupo da situação. Nas eleições de 2012 era aliado do prefeito Agenilson, mas decidiu por romper e ser candidato na oposição. Além dele, outros dois suplentes de vereador também deixaram o grupo do prefeito, Dega e Chico de Leandro.

As convenções que irão homologar as candidaturas de ambos os grupos já tem datas definidas. O PSB do prefeito Agenilson realizará sua convenção no sábado, dia 23 de julho. O PTB de Joaquim Neto vai realizar a convenção no dia 05 de agosto, uma sexta-feira.

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Fiscalização do TCE aponta que 60 municípios não informaram sobre contratações na pandemia

Pelo menos 60 municípios não deram transparência às contratações feitas por causa da pandemia do novo coronavírus. A informação é de um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado

DESTAQUES 0 Comments

TSE autoriza envio de tropas federais para 58 cidades do Piauí. Veja quais!

Depois de um desencontro de informações sobre a necessidade de reforço federal de tropas no policiamento durante as eleições no Piauí, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizaram na

Picos

Dupla é presa ao tentar roubar escritório de contabilidade em Picos

Dois jovens identificados como Josean Alves e Santana foram presos após uma tentativa de furto qualificado no Centro de Picos, durante a madrugada do último sábado (31). A prisão foi