Connect with us

DESTAQUES

ELEIÇÕES 2016 | Patos do Piauí tem dois pré-candidatos a prefeito

Publicado

em

Segundo dados da Justiça Eleitoral, no município de Patos do Piauí, 5.697 eleitores estão  aptos a irem às urnas no próximo dia 02 de outubro para votarem para eleger prefeito, vice-prefeito e nove vereadores para a gestão 2017/2020.

Conforme o calendário eleitoral, os partidos políticos terão de 20 de julho a 5 de agosto para realizarem as convenções e escolherem os candidatos para disputar as eleições. Após as convenções, os partidos e coligações terão até o dia 15 de agosto para solicitarem o registro dos candidatos. A partir do dia 16 de agosto, 47 dias antes das eleições, passa a ser permitida a propaganda eleitoral e a realização de comícios.

Em Patos, a eleição para prefeito deve concentrar em apenas dois nomes, o médico Agenilson Teixeira Dias, do PSB, e o professor Joaquim Lopes dos Reis Neto, do PTB.

Agenilson é o atual prefeito do município e busca a reeleição. Ele foi eleito em 2012, ao disputar a eleição contra Joaquim Neto e vencer com uma maioria de 578 votos. Na época, a candidata a vice-prefeita foi Luzia Dias dos Reis, filha do ex-prefeito Aluízio Reis. Nessa eleição, Agenilson tem como pré-candidato a vice-prefeito o comerciante, vereador e atual presidente da Câmara, Saulino Coelho dos Reis.

Ele tem maioria na Câmara, com seis dos nove vereadores, e com o apoio dos três ex-prefeitos do município, Aluízio Reis, Chico Filho e Sílvio José. Em 2012, Sílvio era prefeito, não foi candidato a reeleição e apoiou Joaquim Neto. Este ano ele deixou a oposição e manifestou apoio à reeleição de Agenilson.  Outras adesões que reforçam o grupo da situação são o vereador Francisco Oseias, e Horlando dos Santos, que foi candidato a vice-prefeito de Joaquim Neto em 2012.

Publicidade

Joaquim Lopes dos Reis é professor e tem uma longa carreira política no município. Foi vereador por vários mandatos, sempre dentre os mais bem votados, e em 2008 foi candidato a vice-prefeito, sendo eleito em chapa encabeçada por Sílvio José. Joaquim Neto participou diretamente da administração municipal e em 2012 foi candidato a prefeito, mas saiu derrotado. Chegou a cogitar não disputar novas eleições, outros nomes ainda foram cotados, mas seu nome acabou sendo aclamado pela oposição.

Nestas eleições, Joaquim Neto tem como pré-candidato a vice-prefeito o comerciante Valdemiro Miguel, que já foi vice-prefeito no município de Patos. Valdemiro é dissidente do grupo da situação. Nas eleições de 2012 era aliado do prefeito Agenilson, mas decidiu por romper e ser candidato na oposição. Além dele, outros dois suplentes de vereador também deixaram o grupo do prefeito, Dega e Chico de Leandro.

As convenções que irão homologar as candidaturas de ambos os grupos já tem datas definidas. O PSB do prefeito Agenilson realizará sua convenção no sábado, dia 23 de julho. O PTB de Joaquim Neto vai realizar a convenção no dia 05 de agosto, uma sexta-feira.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS