Patos do Piauí

Em ação do Outubro Rosa, Patos promove atividades educativa e preventiva ao câncer de mama e de colo do útero

Publicado

em

Esse mês é marcado pelo movimento ‘Outubro Rosa’, campanha relacionada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. No munícipio de Patos do Piauí, ações em alusão à campanha foram realizadas nesta segunda-feira(24).

As atividades, promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceram na Unidade Básica de Saúde Aluízio dos Reis Coelho, situada na sede do munícipio.

A campanha Outubro Rosa tem como objetivo mobilizar, conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico das doenças.

Inicialmente aconteceu uma roda de conversa educativa, sendo conduzida pela a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, a enfermeira Sandra Dias, a médica Dra. Thamires Coelho e a psicóloga Thalita Vieira, que repassaram informações e orientações a cerca da importância da campanha no combate às doenças.

A médica Dra. Thamires Coelho, abordou sobre os sinais e sintomas das doenças, diagnóstico, tratamento, destacando sobre importância do diagnóstico precoce, em que aumenta muito as chances de cura.

A doutora focou muito sobre a necessidade de hábitos e cuidados para prevenir o câncer de mama. “Praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação, controlando o peso corporal e evitando o consumo de bebidas alcóolicas, são fatores fundamentais para prevenir essa doença”, afirmou.

A médica ainda explicou que as mulheres devem realizar o autoexame com frequência e, a partir dos 50 anos, a mamografia, que em caso de não haver alteração deve ser realizada a cada dois anos.  

A psicóloga Thalita Vieira, dentre outros pontos, compartilhou informações sobre autocuidado, autoaceitação, além de discursões sobre temáticas do universo feminino com ênfase para a autoestima da mulher, bem como a necessidade do cuidado da mulher com seu corpo, para identificar e prevenir às doenças.

Ela ainda enfatizou sobre o quão é essencial que as mulheres conheçam seu corpo e estejam atenta para poder identificar eventuais alterações, lembrando a importância do diagnóstico precoce para a cura de ambos os tipos de câncer.

Após a roda de conversa, a médica realizou o exame citopatológico (prevenção), a qual sendo identificado alguma alteração, são feitas a solicitação de mamografias\ultrassons.

Além das mulheres entre 50 e 69, público alvo campanha, ainda participaram do momento, a vereadora e agente de saúde Luzitânia dos Reis, a Taninha e a agente de saúde Francisca Veloso.

O evento culminou com a entrega de lembrancinhas e foi servido uma lanche.

Além da sede do município, as ações da campanha Outubro Rosa, também foram realizadas na UBS do povoado Cajueiro, na manhã desta terça-feira(25).

Publicidade

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile