Connect with us

GERAL

Em combate ao mosquito da dengue, Saúde de Patos do Piauí inicia pulverização de ruas

Publicado

em

A Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria de Saúde, deu início, nesta terça-feira (19), a realização de mais uma ação de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Com apoio da Funasa e da Regional de Saúde de Picos, a Secretaria Municipal está realizando a pulverização de ruas, através do carro fumacê.  A ação é preventiva, com o intuito de proteger a população da cidade, que já registra casos confirmados de dengue.

A ação está sendo executado pelo colaborador da FUNASA, Antônio Gonçalves, motorista e operador do carro Fumacê. Segundo ele, a pulverização espacial UBV pesado ocorre por solicitação dos municípios. “Para a realização do procedimento são avaliados os dados epidemiológicos, histórico de casos e ocorrência de transmissão de arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika) nas áreas definidas” informou.

O veículo começou o ciclo de pulverização nesta terça-feira (19), no Centro e no bairro Areia Branca.  Nesta quarta (20), a ação teve continuidade no Povoado Cajueiro. Segundo o operador do veículo, a recomendação repassada aos moradores é que deixem abertas portas e janelas das casas na passagem do carro fumacê, para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências.

A secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha, disse que com a ação busca-se evitar a proliferação dos focos do mosquito. “Com o objetivo de prevenir a proliferação dos focos do mosquito aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou, através de ofício, junto a FUNASA e a Regional de Saúde de Picos, a pulverização das ruas de nossa cidade com o carro fumacê, sendo prontamente atendidos, devido a ocorrência de casos confirmados de dengue e que provavelmente o trabalho manual não seria suficiente para evitar uma epidemia” disse.

Publicidade

Edvânia Pires destacou que a ação mais eficaz de combate é a eliminação de criadouros e que para isso é necessário o apoio da população.  “Vale lembrar que a forma mais eficaz de combater o mosquito Aedes aegypti é não o deixar nascer. O inseticida não mata as larvas do mosquito, que estão em caixas d’água, potes, baldes, toneis, pneus, tampinhas de garrafas, lajes e qualquer outro tipo de objeto que acumule água. A eliminação dos criadouros é a forma mais eficaz de combate. A população tem papel importante nessa tarefa, que deve ser realizada pelo menos uma vez por semana nas residências, interrompendo assim, o ciclo de vida do mosquito” disse.

Ela lembrou ainda, que por conta da pandemia do coronavírus, os agentes de combate às endemias estão com restrições para realizarem visitas domiciliares, mas que cada cidadão pode fazer sai parte. “Todo cidadão precisa fazer sua parte:  não jogar lixo, garrafas e tampinhas nas ruas, em terrenos baldios e cuidar do quintal de sua residência. A prevenção é a melhor opção para uma vida saudável. É importante manter-se vigilante o ano inteiro para evitar a proliferação do Aedes aegypti” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS