Connect with us

Belém do Piauí

Em prevenção ao coronavírus, municípios da região de Picos proíbem banhos em barragens e rios. Veja!

Publicado

em

A cheia das barragens e dos rios se torna um grande atrativo e uma opção de lazer para a população, sobretudo, nos finais de semana. Mas esse ano, considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde e o que determina os Decretos do Governo Federal, Estadual e dos Municípios, o banho humano nestes locais está proibido.

A medida é preventiva e visa evitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, a disseminação do novo coronavírus. De acordo com os órgãos de Saúde, evitar ou reduzir o contato social é uma das medidas mais eficientes para minimizar a circulação do COVID-19.

A recomendação da OMS que as pessoas fiquem em a quarentena e que as saídas sejam somente em casos de necessidade, como, para ir ao mercado ou à farmácia, e na menor frequência possível.

Patos do Piauí é um dos municípios que receberia neste final de semana um grande número de visitantes. Lá está situada uma das principias represas do Estado, a barragem Poço de Marruá, que transbordou na noite da última sexta-feira, 27.

Veja mais: Após 4 anos, barragem Poço de Marruá transborda em Patos do Piauí

Publicidade

Neste sábado, 28, quando foi constatado aumento no fluxo de pessoas, a Prefeitura Municipal determinou a interdição do acesso à represa, como também à passagem molhada que fica próximo à cidade, os dois principais pontos turísticos do município.

O prefeito do município, Agenilson Teixeira Dias, que é médico, falou sobre a medida de cunho preventivo. “A visita à barragem está temporariamente proibida. A gente está seguindo as recomendações dos órgãos competentes. A recomendação do Organização Mundial de Saúde e de todos os órgãos dessa área, é que se evite aglomerações, e assim, possamos diminuir a contaminação das pessoas. Como gestor e como médico, estou mais preocupados neste momento em diminuir o máximo possível o número de infectados e assim evitar mortes. Estamos fazendo com a consciência de que isso é o melhor para nosso povo”, disse.

O gestor manifestou o desejo da pandemia passar no Brasil e o município poder receber a população local e os visitantes na barragem. “A gente tem sempre o prazer de receber e acolher bem cada visitante em nossa cidade, pois o turista traz renda para o comércio local e divulga o nosso município, mas como é público e notório, estamos passando por uma pandmeia do coronavírus.  Tão logo passe esse período mais crítico da pandemia e os órgãos nos autorizem, nós iremos liberar o acesso e receber a todos com alegria”, disse Agenilson.

Outros municípios como Belém do Piauí, onde está situada a barragem Riacho do Padre, no povoado Caboblo, que também transbordou essa semana, Massapê do Piauí, onde a barragem de Caraíbas também está transbordando, e Padre Marcos, onde os rios estão cheios e uma barragem também está transbordando próximo à cidade, também divulgaram comunicados orientando e alertando a população.


Veja mais:
– BELÉM | Barragem do Caboclo transborda após 9 anos
– Após chuvas intensas,  rios registram cheias na zona rural de Massapê do Piauí
– Barragem de Caraíbas volta a transbordar em Massapê do Piauí; veja imagens
– Fortes chuvas causam cheia no Rio Curimatá em Francisco Macedo e transbordam barragem em Padre Marcos


Facebook

MAIS ACESSADAS