Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Jovens do interior de Patos do Piauí alcançam 920 e 900 pontos na redação do Enem

Publicado

em

Dois jovens do interior do município de Patos do Piauí, se destacaram na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020. Edvaldo da Costa Nonato e Graziela Reis da Silva, alcançaram as notas 920 e 900, respectivamente, e comemoram a conquista.

Edvaldo, de 19 anos de idade, que mora no povoado Cajueiro, e é filho de lavradora, disse que a conquista é de grande importância para ele. “Ter tirado essa nota tem muita importância para mim, ainda mais, tudo isso é fruto do que plantei. Na verdade eu mesmo estava com dúvidas se conseguiria tirar essa nota, pois havia quase 1 ano que não fazia redação. Mas mesmo assim deu certo, pois isso mostra que de fato aprendi o que me ensinaram a cerca de redação”.

Ele conta que desde quando cursava o Ensino Médio, já se dedicava na preparação para redação do Enem. “Toda minha preparação iniciou em 2017, quando estava no 1° ano do ensino médio. Eu fazia redação e passava para minhas professoras corrigir. Também fiz o Enem pela primeira vez em 2017, e consegui tirar 620 na redação, fiquei muito feliz! Para o Enem 2018, continuei minha preparação e tinha uma meta de obter 700 pontos na redação, no entanto, não consegui alcançar a meta, mas continuei em desenvolvimento, com 640 pontos”.

Já a partir de 2019, as notas de Edvaldo começaram a aumentar. “Fiquei meio triste até por não conseguir alcançar o que eu queria e, com isso, não tive meta para a edição de 2019, apenas entreguei nas mãos de Deus e continuei treinando. Fiz e consegui tirar 900 quando eu estava no 3° ano do Ensino Médio. E para o Enem 2020, passei quase 1 ano sem treinar redação, fiz uma na semana que seria o 1° dia, mas mesmo com todo esse tempo sem treinar, mantive meu desenvolvimento, alcançando 920, e mais uma vez a alegria tomou conta de mim”.

Edvaldo ainda deixou uma mensagem de incentivo a outros estudantes e se colocou a disposição para ajudar. “Deixo uma mensagem aos estudantes, em especial do Povoado Cajueiro Patos-PI. Assim como eu consegui tirar essa nota, vocês também podem, até mesmo mais alta. Tudo isso não foi fácil, aliás nada é fácil, mas quando você quer e luta pelo seus objetivos você quebra barreiras. Também, no que precisarem de mim, pelo menos no que eu tenho um maior domínio, saibam que estou disposto a ajudar”.

Publicidade

Atualmente o jovem é estudante do Bacharelado em Administração do IFPI – Campus Paulistana, mas sonha em cursar Direito. Ele também já é formado em Técnico em Administração, curso que concluiu em 2019, juntamente com o 3° ano do Ensino Médio.

Graziela Reis da Silva, aos 20 anos de idade, foi a jovem que alcançou 900 pontos, agregando mais uma conquista na educação. Ela é Técnica em Administração, com formação pelo IFPI, e atualmente cursa História na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Picos. Além disso, Graziela também já foi aprovada em Engenharia Agrícola e Jornalismo.

As conquistas, são fruto de dedicação, força de vontade, persistência, e também do apoio dos pais. Graziela, que reside na localidade Boqueirão, disse que a mãe, que sempre trabalhou na roça, e o pai, que é Agente Comunitário de Saúde, são responsáveis por sua trajetória escolar.

Ela, que sempre estudou na rede pública, diz que a nota e aprovações que já conseguiu, mostra que existe educação pública de qualidade. “Sempre fui estudante da rede pública de ensino. A nota na redação do ENEM 2020, notas anteriores e aprovações conquistadas, carregam a importância de mostrar que a educação pública de qualidade existe e através dela podemos realizar o sonho de entrar na Universidade, como eu realizei o meu”.

Ela disse que não esperava esse resultado, mas acredita que o hábito de ler e escrever foi essencial para a conquista. “Confesso que não esperava o resultado, pois, eu não estava me preparando exclusivamente para o ENEM. O que possibilitou o alcance da minha nota foi o hábito que sempre tive de ler, desde criança até o final do ensino médio e após sua conclusão. Sempre li bastante, tanto livros como artigos e matérias jornalísticas, para ficar sempre bem informada. Ademais, outro ponto importante foi escrever bastante ao longo do ano, treinando para escrever textos bem estruturados e organizados”.

Publicidade

A jovem ingressou no ensino superior em 2018. Ela diz que intuito é usar a experiência no Enem para ajudar seus futuros alunos. “Terminei o ensino médio em 2018, quando conquistei minha aprovação e entrei na Universidade. Sou estudante de História da UFPI-Picos, na época com nota 780 na redação. Após minha primeira aprovação vieram ainda duas outras aprovações consecutivas; em Engenharia Agrícola na UFMA e Jornalismo na UESPI. Antes disso eu já havia sido também estudante do IFPI, onde concluí o curso técnico em administração. Como estou em um curso de Licenciatura, meu objetivo com a nota é usar meu conhecimento na área da educação e minha experiência no ENEM para ajudar meus futuros alunos”.

Graziella ainda disse que enfrentou diversas dificuldades em sua trajetória estudantil, mas conseguiu vencer. “Observo que, ao longo da minha trajetória escolar enfrentei várias dificuldades, pois morava no interior da cidade e tinha que me deslocar até o povoado vizinho mais próximo para estudar. Uma luta que muitos estudantes ainda enfrentam todos os dias, mas graças ao esforço coletivo, contando com o apoio da minha família e dos meus professores consegui vencer” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS