Connect with us

Patos do Piauí

PATOS: Após fortes chuvas, barragem Poço de Marruá está quase cheia. Fotos!

Publicado

em

As chuvas registradas nos últimos dias provocou uma rápida mudança no cenário dos municípios situados na região semiárida do Piauí. A população, que antes sofria com a estiagem e a falta de água, agora comemora a chegada das chuvas.

Rios, açudes e barragens estão transbordando em diversos municípios da região. No município de Patos do Piauí, a barragem Poço de Marruá já registra um grande acúmulo de água. Segundo o engenheiro Norbelino Lira, responsável pelo projeto, a represa está com aproximadamente 75% de sua capacidade, o que corresponde a cerca de duzentos milhões de metros cúbicos. A capacidade total é de 293,4 milhões m³ de água.

O nível da água na parede subiu mais de 10 metros esta semana. Uma medição feita na manhã desta sexta-feira (21), no sangradouro de 200 metros de largura, apontou que faltam apenas 5,70 metros para a represa atingir o seu volume máximo e transbordar. A parede da barragem tem uma altura de 48 metros.

A notícia alegra a cerca 30 mil habitantes dos municípios de Patos, Simões, Caridade, Curral Novo e Jacobina, que são beneficiados com o abastecimento de água provenientes de Poço de Marruá. O projeto técnico da barragem prevê que mesmo em cinco anos de invernos irregulares, a barragem ainda terá pelo menos a metade de seu reservatório preservado, o que corresponde a cerca de 140 milhões de metros cúbicos de água, o que garante a continuidade do abastecimento aos municípios.

Veja fotos da barragem:

Publicidade

 

Fotos: Wilson Vieira

Facebook

MAIS ACESSADAS