Connect with us

Patos do Piauí

PATOS | Conferência discute sobre direitos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia

Publicado

em

O município de Patos do Piauí realizou nesta quarta-feira (23), no CRAS, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi organizado pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direito da Crianças e do Adolescente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Esse ano, na 9ª edição, a Conferência abordou a mesma temática da etapa nacional – “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas públicas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O evento reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade civil para avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias, e elaborar propostas de ações e políticas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

Depois da cerimônia de abertura, quando a presidente do CMDCA, Francisca Silva, declarou oficialmente os trabalhos, foi realizada uma palestra ministrada pelo assistente social e conferencista convidado, José Hamilton, para subsidiar os participantes na elaboração das propostas.

Em seguida, os participantes se dividiram em grupos para discutir os cinco eixos temáticos e elaborar as propostas que, ao final, foram apresentadas e aprovadas pela plenária final.

Uma das propostas apresentadas foi implementação da jornada de ensino com a criação do contraturno, com o objetivo de reparar os danos causados pelo ensino remoto durante a pandemia, que afetou, principalmente, os alunos da zona rural. Outra sugestão apresentada foi para ampliar a equipe de profissionais especializados no cuidado com a saúde mental.  

Todas as propostas elaboradas nos grupos e apresentadas foram aprovadas pela plenária e serão encaminhadas à etapa estadual da Conferência.

Ao final, também foram escolhidos delegados (titulares e suplentes), aqueles que vão representar o município de Patos do Piauí na Conferência Estadual.

Franciana Santana, secretária de Assistência Social, definiu a Conferência como um momento de muita importância. “Aqui pudemos discutir e elaborar propostas para viabilizar políticas públicas em prol da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes, considerando esse cenário pós-pandêmico. Esse é um tema que merece ser discutido, pois temos visto as consequências na sociedade, principalmente nas crianças e adolescentes e em relação a saúde mental, algo que aumentou muito em decorrência da pandemia.”, disse.

Também participaram da Conferência o vereador Wilson Vieira; a secretária de Educação, Sueli Carvalho; a supervisora da Rede de Municipal Ensino, Valdineia Reis; a diretora da Escola Comunitária, Ostevânia Damasceno; a diretora da Creche Tia Maria de Jesus, Maria Gení; o diretor da Unidade Escolar Cícero José, Eusébio Silva; a diretora da Creche Tia Teresinha, Marinalva Figueiredo; a conselheira tutelar Leia Pereira; a mobilizadora do NUCA, Diva de Fátima; e a supervisora do Criança Feliz, Emília.

Adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também participaram da Conferência. Na abertura, eles se apresentaram executando os hinos do Brasil, do Piauí e de Patos, e também encenaram uma peça teatral retratando a mudança de vida causada pela chegada do Covid-19.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS