Connect with us

Patos do Piauí

Patos do Piauí realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef e propõe ações voltadas às crianças e adolescentes

Publicado

em

Após a adesão ao Selo Unicef, edição 2021-2024, realizada pelo prefeito Joaquim Neto, Patos do Piauí avança rumo à certificação. Nesta quarta-feira (9), o município realizou o 1º Fórum Comunitário, um momento de construção coletiva e planejamento de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

O evento aconteceu no CRAS e reuniu representantes do poder público municipal, de entidades não governamentais, da sociedade civil organizada e adolescentes integrantes do NUCA, que é o Núcleo de Cidadania de Adolescentes.

NUCA de Patos do Piauí

Na cerimônia de abertura, o prefeito Joaquim Neto, reafirmou o compromisso da gestão em colocar como uma das prioridades desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o público infantojuvenil.

Prefeito Joaquim Neto

“O primeiro passo foi dado ao aderirmos ao Selo, e com isso, assumimos não apenas a missão de conquistar a certificação do Unicef, mas de realmente melhorar as políticas públicas para crianças e adolescentes em nosso município.”, disse, fazendo um chamamento a todos: “Isso só será possível se todos derem as mãos.”, salientou o prefeito.  

Franciana Santana, secretária de Assistência Social

Em seguida, a secretária de Assistência Social, Franciana Santana, fez uma ampla explanação sobre o que é o Selo Unicef – Município Aprovado, como funciona, quais os objetivos e a sua metodologia de avaliação a partir do monitoramento dos indicadores em áreas como Saúde, Educação e Assistência Social. A secretária também apresentou o relatório da linha de base do município, que inclui os dados mais recentes disponíveis para cada um dos indicadores.

Depois, divididos em grupos, os participantes analisaram a proposta do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que foi elaborada com base nas prioridades da gestão municipal e nos resultados sistêmicos propostos pelo Unicef. Nos grupos de discussão, a proposta do Plano foi analisada, debatida e ajustada.

Grupo analisa proposta do Plano de Ação

No indicador relacionado a taxa de abandono escolar no Ensino Fundamental, por exemplo, dentre as ações estratégicas colocadas no Plano foi a realização de busca ativa escolar, visando rematricular 40% dos alunos que se enquadrem em situação de abandono, a realização de aulas lúdicas e a oferta de cursos profissionalizantes, de feiras culturais e o trabalho de habilidades dos adolescentes em sala de aula, bem como, avalia-los de forma qualitativa.

Participantes apresentam propostas ao Plano

Ao final, as propostas sugeridas pelo Unicef, pelo CMDCA e pelos participantes do 1º Fórum foram apresentadas, aprovadas, e serão incluídas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, o documento que guiará o município na sua caminhada para melhorar a vida de crianças e adolescentes e, consequentemente, receber o Selo de Município Aprovado.

Mesa de honra na abertura do F´órum

Dentre outros, além do prefeito Joaquim Neto e da secretária de Assistência Social, Franciana Santana, também estiveram presentes autoridades como a primeira-dama e secretária de Saúde, Alzeni Costa, a presidente do CMDCA, Francisca Sousa, a articuladora do Selo Unicef no município, Mariana Barbosa, a mobilizadora do NUCA, Diva de Fátima, os vereadores Wilson Vieira, Antônio Rufino, Cornélio Edmundo e José Hélio, os secretários Rafael Silva (de Obras), Suely Carvalho (de Educação).

Mais fotos do Fórum

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS