Patos do Piauí

PATOS | Fórum do Selo Unicef discute políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes; fotos

Publicado

em

Diversos segmentos da sociedade civil organizada estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (6), no auditório do CRAS, em Patos do Piauí, com o objetivo de discutir e apresentar propostas para a elaboração do Plano Municipal de Ação para a proteção integral da criança e do adolescente.

Clique aqui e veja todas as fotos!

O evento, denominado 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.  Patos é um dos municípios piauienses inscritos na edição 2013/2016 e que concorrem ao prêmio Selo Unicef – Município Aprovado.

Na cerimônia de abertura, o prefeito Agenilson Teixeira Dias (PSB) manifestou apoio à busca do Selo Unicef. “Melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes, preservar seus direitos e garantir para eles um futuro melhor é o nosso objetivo. Mas esse não é um compromisso apenas do poder público, mas de todos nós. Por isso, convoco a estarmos unindo as nossas forças. Apesar das dificuldades por que passa o município, todas as ações terão apoio incondicional da nossa gestão”, disse.

Prefeito Agenilson Dias – PSB

“Patos voltará a ser visto com bons olhos, reconhecido como um município que se preocupa com o futuro, que são as nossas crianças e adolescentes. E a conquista do Selo será a comprovação desse nosso compromisso”, pontuou o gestor municipal. Patos conquistou o prêmio em 2008. Na penúltima edição, em 2012, ficou de fora, e agora busca novamente o título de reconhecimento internacional.

Publicidade

O Fórum teve a participação dos jovens e adolescentes atendidos pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido pela Assistência Social e Centro de Referência da Assistência. Eles realizaram três apresentações com danças culturais. Numa delas, destacaram alguns dos direitos essenciais para uma vida digna, como a saúde, educação, alimentação, moradia, lazer, família e amor.

Apresentações dos adolescentes do SCFV

Apresentações dos adolescentes do SCFV

Apresentações dos adolescentes do SCFV

Durante o Fórum foram apresentados a Comissão Pró-Selo e os integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), recém formado no município de Patos e que tem como objetivo mobilizar os adolescentes e inseri-los na sociedade.

Comissão Pró-Selo

NUCA

As gestoras das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação apresentaram um relatório detalhado, contendo diagnóstico sobre a atual situação do município com base nos serviços de atendimento ofertados. A partir dessas informações, os participantes discutiram em grupos de trabalho os eixos propostos pelo Unicef e apresentaram uma série de propostas que subsidiarão a criação do Plano de Ação Municipal a ser executado pela Comissão Intersetorial.

Penha Sousa, secretária de Educação

Janete Dias, secretária de Saúde

Goretti Teixeira, secretária de Assistência Social

Com estas ações, o governo municipal espera se reduzir casos cada vez mais comuns na população com idade de até 17 anos, como a gravidez na adolescência, o envolvimento de jovens no mundo do crime e das drogas e a mortalidade infantil, dentre outros.

Grupos de trabalho discutem eixos

Ao final, a Secretaria de Assistência Social realizou a entrega de um kit de trabalho para o Conselho Tutelar. Goretti Teixeira informou ainda que o município de Patos está pleiteando a aquisição de mais equipamentos de trabalho e um veículo.

Publicidade

Conselho Tutelar recebe kit de trabalho

Estiveram presentes, além do prefeito Agenilson Dias, a primeira dama Edvânia Pires, os secretários municipais, Goretti Teixeira (de Assistência Social), Janete Dias (de Saúde), Penha Sousa (de Educação), José Iranildo (de Administração e Finanças), Francisco Figueiredo (de Agricultura), o presidente da Câmara Municipal, José Hélio, os vereadores Adalberto Lopes, Antônio Rufino, Francisco Ezequiel, Francisco Sobrinho e Wilson Vieira, a coordenadora do CRAS, Ivaldete Reis, a articuladora do Selo Unicef no município, Rafaela Rocha, a presidente do CMDCA, Franciana Carvalho, o adolescente Diego Marques, dentre outros.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile