Connect with us

DESTAQUES

PATOS | Perseguições a candidatos vira caso de polícia

Publicado

em

Vereadores, candidatos e correligionários do grupo político da situação, no município de Patos do Piauí, estiveram nesta sexta-feira, dia 06 de novembro, na 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil, situada em Jaicós, para denunciar uma prática criminosa que tem se tornado rotineira às vésperas das eleições: a perseguição aos candidatos e lideranças políticas.

O candidato a vice-prefeito pela Coligação “O trabalho e a verdade a serviço do povo”, Pedro Manoel de Sousa, o Pedim, como é conhecido, registou um Boletim de Ocorrência. Ele relatou à polícia que na noite desta quinta-feira, 05 de novembro, por volta das 22h, no povoado Cajueiro, foi impedido de sair de sua própria casa, por várias motocicletas que eram conduzidas por simpatizantes da coligação adversária,  as quais cercaram a saída da casa, impedido o candidato de tirar o veículo da garagem. O grupo de motociclistas só dispersou com a chegada da Polícia Militar.

Pedim relatou, ainda, que uma situação semelhante aconteceu na mesma noite, desta vez, na localidade Pintada. Quando tentou retornar para sua casa, o candidato foi novamente impedido, desta vez, por um caminhão, que também pertencia a correligionários da oposição. Pedim, então, usou uma estrada vicinal alternativa, mas mesmo assim ainda foi perseguido por motoqueiros até chegar em sua casa. À polícia, o candidato a vice-prefeito denunciou que se sentiu constrangido e teve tirado o direito de ir e vir.

O candidato também denunciou, também, o descumprimento, por parte dos simpatizantes da Coligação adversária, da recente Portaria publicada pelo juiz da 19ª Zona Eleitoral, Dr. Antônio Genival Pereira de Sousa, que proíbe a realização de qualquer ato de campanha que importe em aglomerações, como comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, bandeiraços, reuniões e eventos relacionados.

Depois de registrar o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, os candidatos e lideranças foram até a sede da 3ª Companhia de Polícia Militar, onde conversaram com o capitão Edivan Martins, comandante da unidade policial, e solicitaram reforço policial e a adoção de outras medidas de segurança, visando um processo eleitoral tranquilo, de forma que os direitos do cidadão sejam respeitados.

Publicidade

Os representantes da Coligação denunciante temem por um confronto, acidente, dentre outras situações. Segundo eles, quando os candidatos estão em casa, são cercados, e se saem de casa, são perseguidos por motociclistas. A situação, segundo eles, é de insegurança.

O capitão Edivan informou que já tinha sido informado sobre o ocorrido da noite anterior e que as medidas para garantir a segurança pública para toda a população já vinham sendo adotadas. Destacou que na noite desta sexta-feira foi enviado reforço com uma viatura e policiais para uma operação e que um oficial da PM com mais dois policiais militares chegarão na 3ª Companhia, já designados para reforçar o trabalho da Polícia Militar no município de Patos do Piauí.

“Com a chegada dessa nova composição, o município de Patos vai contar com duas viaturas e cinco policiais diariamente para garantir a segurança do pleito. Essa é uma medida PM, através do Comando Geral e o comando da 3ª Companhia para garantir mais segurança à toda a população. E na próxima semana chegará um novo reforço para todas cidades”, disse o capitão Edivan.

A Coligação informou que também solicitou a presença das forças federais para garantir a realização das eleições com segurança no município de Patos do Piauí.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS