Prefeito Agenilson entrega unidades de saúde e abastecimento de água para comunidades rurais de Patos do PI
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 26/12/20

Prefeito Agenilson entrega unidades de saúde e abastecimento de água para comunidades rurais de Patos do PI

Na manhã desta quinta-feira, 24 de dezembro, o prefeito de Patos do Piauí,  Agenilson Teixeira Dias, fez a entrega de  duas Unidades Básicas de Saúde-UBS e de sistemas simplificado de abastecimento de água, em  localidades da zona rural de Patos do Piauí.

Desde que assumiu a gestão pela primeira vez em 2013, a Saúde tem sido uma das áreas prioritárias nas duas administrações do prefeito Agenilson Dias no município. O gestor, que é médico de profissão, mesmo há poucos dias de encerrar seu mandato, segue entregando melhorias no setor,  para a população da zona rural.

Na comunidade Vista Alegre, Dr. Agenilson inaugurou a Unidade de Saúde, João Gomes de Lima, construída com recursos próprios da Prefeitura Municipal. O centro de saúde, que conta com recepção, consultório médico, sanitários e consultório odontológico, vai beneficiar além da população de Vista Alegre, a comunidade  Fortaleza.

Na mesma localidade, ao lado da UBS, o prefeito entregou outra importante melhoria, também realizada com recursos próprios, um sistema simplificado de abastecimento de água, que vai beneficiar 17 famílias da comunidade Vista Alegre.

A outra UBS,  foi entregue  no Umbuzeiro, uma das localidades mais habitadas do município, e vai atender a um grande número de pessoas que residem não somente no Umbuzeiro, mas, também, nas comunidades vizinhas  Tanquinho, Vereda, Cacimba das Canas, Favela e Múquem.

A Unidade Básica de Saúde Tipo I, denominada de Ezequiel Francisco Gomes, foi construída com recursos de convênio firmado entre o município, na gestão do prefeito Agenilson Dias, e o Ministério da Saúde.

Na localidade, Tanquinho, zona rural do município, foi implantando um sistema simplificado de abastecimento de água, que vai contemplar cerca de 13 famílias.

Segundo o prefeito, Dr. Agenilson Dias, as UBSs foram construídas em comunidades rurais, com o objetivo de descentralizar os serviços públicos, oferecendo, assim, condições de trabalho aos profissionais das equipes de Saúde da Família, e de melhor atendimento à população residente nas referidas localidades.

O prefeito falou sobre a perfuração dos poços e afirmou que enquanto prefeito, é muito gratificante, levar melhorias de vida para a população, principalmente, no tocante a água.

Sobre as obras da comunidade Vista Alegre, o gestor também manisfestou satisfação pelas melhorias. “Sou filho daqui, nasci nessa região, e aqui era uma localidade que não tinha nenhum benefício, então estou bastante satisfeito  por deixar essas melhorias para a população”, frisou. 

O prefeito informou que a UBS da localidade Umbuzeiro, já tem algum tempo de construída, mas quando se programava para inaugurar acontecia contratempos. “Aqui na região as  pessoa criam bodes e eles quebravam os vidros, adentravam e danificavam muitas coisas, então a única solução era murar, e foi o que fizemos, com planejamento e organização, conseguimos construir o muro com recursos próprios do município, e agora estamos entregando esse importante benefício para povo”, afirmou.

O prefeito disse que estruturou a saúde municipal. “Quando assumir em 2013, haviam apenas duas UBS, uma sede e outra no povoado Cajueiro, a da cidade foi reformada e do Cajueiro foi ampliada, e foi construída cinco unidades de saúde em comunidade rurais, destas duas, com recursos próprios do município. Sempre buscamos melhorar as condições de atendimento a população, então estou deixando a estrutura física, só precisa da continuidade com a parte dos profissionais e rotina de atendimento para que as pessoas dessas comunidades, que hoje estão com UBS,  sejam atendidas da forma de merecem e necessitam “, relatou.

O gestor destacou que termina seu mandato, com a consciência tranquila do dever cumprido, de que fez tudo que foi possível para melhorar a qualidade de vida do povo.  “Dizer que sou grato pela oportunidade que tive, a frente da gestão, nos esforçamos para fazer uma administração com qualidade, e mesmo com todas as dificuldades, eu acredito que nós fizemos. Tenho a consciência tranquila que fizemos  o melhor. Aproveito para desejar aos patoenses, conterrâneos e amigos um Feliz Natal, e um ano novo de muita paz, alegria, prosperidade e realizações”, concluiu.

O morador da localidade Umbuzeiro, Francisco Ezequiel Gomes, disse que recebe com grande alegria a importante obra.  “Nossa localidade é bem habitada e necessitava  muito dessa unidade de saúde, então fico feliz e grato a Deus e ao prefeito Agenilson, pela obra. Também fico honrado pela  homenagem ao meu pai, que foi um homem digno e trabalhador, sendo merecida essa homenagem”, disse.

Presenças
A inauguração contou com as presenças de moradores das comunidades da região beneficiada, da  primeira-dama e secretária de Saúde, Edvânia Pires, dos vereadores,  Zuleide Costa, José Hélio( presidente da Câmara), Antônio Rufino e do secretário municipal, Iranildo Carvalho ( Finanças).

 

Fotos:

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Geminiano

Apenas 18 municípios do Piauí podem receber recursos para investimentos

Apenas 18 municípios do Piauí podem receber recursos para investimentos e custeio da educação do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), de acordo com levantamento do Instituto de Desenvolvimento

NOTÍCIA DESTAQUE

Detentos produzem 1800 pães por dia em penitenciária no Piauí

“É algo muito bom, poderei investir em uma profissão futuramente”, diz Edfran Galeno, interno da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia, em Teresina. Ele é um

NOTÍCIA DESTAQUE

Três são indiciados no caso do garoto achado em cela; penas podem passar de 20 anos

Três pessoas foram indiciadas no caso do garoto de 13 anos encontrado em uma cela da Colônia Agrícola Major César Oliveira, presídio que abriga detentos do regime semiaberto no Piauí.