Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeito Agenilson entrega unidades de saúde e abastecimento de água para comunidades rurais de Patos do PI

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 24 de dezembro, o prefeito de Patos do Piauí,  Agenilson Teixeira Dias, fez a entrega de  duas Unidades Básicas de Saúde-UBS e de sistemas simplificado de abastecimento de água, em  localidades da zona rural de Patos do Piauí.

Desde que assumiu a gestão pela primeira vez em 2013, a Saúde tem sido uma das áreas prioritárias nas duas administrações do prefeito Agenilson Dias no município. O gestor, que é médico de profissão, mesmo há poucos dias de encerrar seu mandato, segue entregando melhorias no setor,  para a população da zona rural.

Na comunidade Vista Alegre, Dr. Agenilson inaugurou a Unidade de Saúde, João Gomes de Lima, construída com recursos próprios da Prefeitura Municipal. O centro de saúde, que conta com recepção, consultório médico, sanitários e consultório odontológico, vai beneficiar além da população de Vista Alegre, a comunidade  Fortaleza.

Na mesma localidade, ao lado da UBS, o prefeito entregou outra importante melhoria, também realizada com recursos próprios, um sistema simplificado de abastecimento de água, que vai beneficiar 17 famílias da comunidade Vista Alegre.

A outra UBS,  foi entregue  no Umbuzeiro, uma das localidades mais habitadas do município, e vai atender a um grande número de pessoas que residem não somente no Umbuzeiro, mas, também, nas comunidades vizinhas  Tanquinho, Vereda, Cacimba das Canas, Favela e Múquem.

Publicidade

A Unidade Básica de Saúde Tipo I, denominada de Ezequiel Francisco Gomes, foi construída com recursos de convênio firmado entre o município, na gestão do prefeito Agenilson Dias, e o Ministério da Saúde.

Na localidade, Tanquinho, zona rural do município, foi implantando um sistema simplificado de abastecimento de água, que vai contemplar cerca de 13 famílias.

Segundo o prefeito, Dr. Agenilson Dias, as UBSs foram construídas em comunidades rurais, com o objetivo de descentralizar os serviços públicos, oferecendo, assim, condições de trabalho aos profissionais das equipes de Saúde da Família, e de melhor atendimento à população residente nas referidas localidades.

O prefeito falou sobre a perfuração dos poços e afirmou que enquanto prefeito, é muito gratificante, levar melhorias de vida para a população, principalmente, no tocante a água.

Sobre as obras da comunidade Vista Alegre, o gestor também manisfestou satisfação pelas melhorias. “Sou filho daqui, nasci nessa região, e aqui era uma localidade que não tinha nenhum benefício, então estou bastante satisfeito  por deixar essas melhorias para a população”, frisou. 

Publicidade

O prefeito informou que a UBS da localidade Umbuzeiro, já tem algum tempo de construída, mas quando se programava para inaugurar acontecia contratempos. “Aqui na região as  pessoa criam bodes e eles quebravam os vidros, adentravam e danificavam muitas coisas, então a única solução era murar, e foi o que fizemos, com planejamento e organização, conseguimos construir o muro com recursos próprios do município, e agora estamos entregando esse importante benefício para povo”, afirmou.

O prefeito disse que estruturou a saúde municipal. “Quando assumir em 2013, haviam apenas duas UBS, uma sede e outra no povoado Cajueiro, a da cidade foi reformada e do Cajueiro foi ampliada, e foi construída cinco unidades de saúde em comunidade rurais, destas duas, com recursos próprios do município. Sempre buscamos melhorar as condições de atendimento a população, então estou deixando a estrutura física, só precisa da continuidade com a parte dos profissionais e rotina de atendimento para que as pessoas dessas comunidades, que hoje estão com UBS,  sejam atendidas da forma de merecem e necessitam “, relatou.

O gestor destacou que termina seu mandato, com a consciência tranquila do dever cumprido, de que fez tudo que foi possível para melhorar a qualidade de vida do povo.  “Dizer que sou grato pela oportunidade que tive, a frente da gestão, nos esforçamos para fazer uma administração com qualidade, e mesmo com todas as dificuldades, eu acredito que nós fizemos. Tenho a consciência tranquila que fizemos  o melhor. Aproveito para desejar aos patoenses, conterrâneos e amigos um Feliz Natal, e um ano novo de muita paz, alegria, prosperidade e realizações”, concluiu.

O morador da localidade Umbuzeiro, Francisco Ezequiel Gomes, disse que recebe com grande alegria a importante obra.  “Nossa localidade é bem habitada e necessitava  muito dessa unidade de saúde, então fico feliz e grato a Deus e ao prefeito Agenilson, pela obra. Também fico honrado pela  homenagem ao meu pai, que foi um homem digno e trabalhador, sendo merecida essa homenagem”, disse.

Presenças
A inauguração contou com as presenças de moradores das comunidades da região beneficiada, da  primeira-dama e secretária de Saúde, Edvânia Pires, dos vereadores,  Zuleide Costa, José Hélio( presidente da Câmara), Antônio Rufino e do secretário municipal, Iranildo Carvalho ( Finanças).

Publicidade

 

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS