Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Patos do Piauí resgata Desfile Cívico e comemora o bicentenário da Independência do Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Patos de Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira, 07 de setembro, o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, que este ano completa 200 anos.

Após onze anos sem desfile, o Governo Municipal resgatou a tradição cívica, que foi realizado na sede do município e no povoado Cajueiro, reunindo um grande número de pessoas que acompanharam o ato em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.

Para resgatar a tradição cívica e trazer à população a importância histórica da data, o município contou com uma programação especial que teve a participação de diversos órgãos e instituições no ato cívico.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5199.jpg

Pela manhã, o desfile aconteceu na cidade de Patos do Piauí. A programação foi aberta, logo cedo, pela Secretaria de Assistência Social, com a apresentação da Banda Marcial Teresinha Dias. O desfile contou com pelotões formados pelas escolas da redes municipal, estadual e privada, além das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Também participaram a Igreja Católica, Igreja Evangélica, o Sindicato do Trabalhadores Rurais, o Conselho Tutelar, a representatividade da figura do vaqueiro, dentre outros.

O ato cívico, teve início em frente á Escola Comunitária Vereador Pedro Crisanto e percorreu as principais ruas da cidade, encerrando em frente ao Mercado Público, no centro da cidade. No local, foram realizadas, a entoação no hino Nacional, Estadual e Municipal, bem como apresentações feitas pelas escolas, pela Banda Marcial de Patos, com destaque para a recitação de um poema realizado pela professora aposentada Teresinha Crisanto de sua própria autoria.

No período da tarde, o Desfile Cívico aconteceu no povoado Cajueiro, zona rural de Patos do Piauí. O evento cívico, contou com a participação da Escola Estadual Martinho Vieira, da Escola Municipal Cícero José da Costa e Creche Tia Terezinha Dias.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5828.jpg

As escolas municipais apresentaram os temas “Valorizando o que é nosso, Piauí terra querida” e Resgatando a história do povoado Cajueiro”. Já a unidade de ensino da rede estadual, “Protagonismo Juvenil: construindo a história do país”. Além da participação da Banda Marcial de Patos do Piauí e a Fanfarra de Paulistana.

No desfile, os pelotões apresentaram diversas temáticas, retratando com roupas, acessórios e de forma criativa a beleza da história do Brasil, desde a descoberta até os dias atuais. Também foi retratada a história do munícipio de Patos e do povoado Cajueiro.

O prefeito Joaquim Neto, externou sua alegria e satisfação em poder retornar com a tradição cívica da cidade. “É com muita alegria que resgatamos esse ato cívico que há muito tempo não acontecia em nossa cidade. Um momento de incentivar o sentimento de pertencimento e brasilidade, uma data importante em que comemoramos a Independência, resgatando o desfile do 07 de setembro, que há 11 anos não era realizado. Então estamos feliz, por essa oportunidade, nossa gestão vê a importância de valorizarmos a pátria e nosso local de vivência”, disse.

A secretária de Educação, Sueli Carvalho, falou sobre a comemoração do 07 de setembro. “Quero parabenizar nosso País, pelo 200 anos de Independência, pois em 2022, nós comemorando esta data importante, que é um marco para a história do Brasil. E para nós é uma honra resgatamos o desfile o cívico na cidade de Patos, que há 11 anos não acontecia, e nós em parceria com a Prefeitura Municipal e várias instituições conseguimos resgatar este ato cívico importante para Patos, por isso só temos a agradecer pela contribuição de todos”, enfatizou.

Além do prefeito Joaquim Neto e da secretária de Educação, Sueli Carvalho, também participaram do evento, a primeira-dama Auzenir Costa, os vereadores Wilson, Cornélio, Marlon, Taninha e Tonhão, a secretária de Assistência Social, Franciana Santana, o ex-vice-prefeito Saulino e o suplente de vereador Adalberto.

Clique e veja as fotos do desfile na cidade de Patos!

Clique e veja as fotos do desfile no povoado Cajueiro!

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS