Connect with us

Patos do Piauí

Roda de conversa e caminhada chamam a atenção para a valorização da vida em Patos do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (21) atividades em alusão à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

A campanha tem por objetivo promover a conscientização como forma de incentivo para as pessoas cuidarem de sua saúde mental, estimulando a valorização da vida e a redução das taxas de suicídios.

As ações foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação dos profissionais e integrantes dos serviços ofertados pelo CRAS, como SCFV, NUCA, Criança Feliz, Conselho Tutelar, além de gestores, estudantes e professores da Escola Comunitária Vereador Pedro Crisanto e da Escola Reunida de Patos.

O primeiro momento aconteceu pela manhã, na quadra poliesportiva

A secretária de Assistência Social, Franciana Santana, fez abertura e deu as boas-vindas e conclamou pela união e colaboração de todos pela vida. “Estamos aqui com uma grande missão, de tentar conscientizar e levar informações sobre a valorização da vida e prevenção ao Suicídio. E porque resolvemos nos reunirmos? Porque tratar a prevenção ao suicídio é uma tarefa de muitas mãos e estamos, hoje, de mãos dadas buscando o incentivo e valorização da vida, para que possamos discutir mais sobre saúde mental, para que as pessoas se cuidem. Resguardar vidas é uma prioridade e não mediremos esforços na prevenção e na luta contra o suicídio. Precisamos fazer mais pelas pessoas e pela nossa sociedade. Ainda temos receio em falar sobre o tema, mas a sociedade precisa, cada vez mais, falar e debater sobre esse assunto.”, explicou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_8083.jpg

Segundo ela, a campanha é de extrema importância, uma vez que é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. “É necessário acabarmos de vez com o tabu de não se falar sobre esse assunto. Na verdade, mais do que falar sobre o suicídio, devemos falar sobre a promoção da saúde mental. Então, aproveitem o momento, as informações e orientações aqui passadas, vamos dar as mãos como instituições, pessoas e família, e que não tratemos desse assunto somente no mês de setembro, que cada um de nós possamos ajudar, dar um apoio a quem precisa”, disse.

A gestora ainda ressaltou que o suicídio é algo complexo e, independente da motivação, é preciso acolher as pessoas sem julgamentos. “Não critique uma dor que você nunca sentiu, as pessoas precisam de ajuda, apenas isso, mostre a elas que não estão sozinhas, mostre a elas que são importantes. Que cada um de nós sejamos a ajuda que o outro precisa, nunca sabemos o que as pessoas enfrenta e tenham certeza viver é a melhor opção”, finalizou.

Em seguida, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema “Diálogos sobre Setembro Amarelo e Saúde mental”, conduzida pela assistente social Meiryana Leão e a psicóloga Giovanna Cronemberger.

O momento foi marcado pelas discussões sobre a valorização da vida e dinâmicas acerca do tema, alertando ainda sobre a importância de quebrar tabus e abrir o diálogo, fatores de riscos que levam ao suicídio e a rede de apoio.

Durante o evento foi realizada uma apresentação com os adolescentes do NUCA abordando a temática. Também houve a distribuição de sementes de Girassol, símbolo da campanha.

No período da tarde, foi realizado um segundo momento, com uma caminhada saindo do CRAS e percorrendo as principais ruas da cidade, distribuindo abraços e levando carinho e alegria às pessoas.

O objetivo foi reforçar sobre a temática e dar maior visibilidade à campanha, chamando a atenção da população para o problema e mostrar que todos devem estar unidos pela vida.

Veja imagens

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS