Connect with us

Patos do Piauí

Secretaria de Saúde e Senar disponibilizam exames gratuitos de PSA para 100 homens em Patos do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Senar/PI – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou na manhã desta sexta-feira, 12 de agosto, a coleta de sangue para o exame de PSA, que é usado para rastreamento do câncer de próstata.

A iniciativa é realizada por meio do Programa Especial Saúde do Homem Rural do Senar\PI, que visa levar atendimento médico e informação para produtores rurais.

A ação foi promovida na Unidade Básica de Saúde Aluízio Coelho dos Reis, sede do município e na Unidade Básica de Saúde do povoado Cajueiro, com a coleta da amostra de sangue para a realização do PSA total, exame utilizado na detecção precoce do câncer de próstata.

Foram realizadas coletas de sangue em homens com idade entre 45 e 80 anos. As amostras de sague serão encaminhadas para o laboratório para ser feito e exame, após o resultado será disponibilizado atendimento com médico urologista para os pacientes no município.

A secretária de Saúde, Auzeni Costa, falou sobre a parceria da Prefeitura com o Senar, que está possibilitando a realização de vários atendimentos especializados e gratuitos para a população, frisando ainda a importância de se trabalhar ações de prevenção em saúde.

“Para a saúde do município ir bem, além dos investimentos em boa estrutura, transportes de pacientes, medicamentos, profissionais, é necessário que haja ações que levem a população a importância da prevenção, pois prevenir é o melhor caminho para evitar doenças”, disse.

O idoso Bento Bezerra Barbosa, de 74 anos, enalteceu a iniciativa. “Estou tentando fazer esse exame há algum tempo, mas a condição financeira não está dando, pois tenho outros problemas de saúde e gasto muito. Então quando me informaram que iam disponibilizar o exame gratuito, fiquei muito satisfeito e grato por essa oferta da Prefeitura e do Senar, e quero ainda agradecer pelo bom atendimento que recebi”, disse.

A gerente de educação profissional do Senar\PI, Márcia Borges, falou sobre da ação. “A Prefeitura de Patos do Piauí em parceria com o Senar\PI, está desenvolvendo o Programa Saúde do Homem, com o objetivo de trabalhar a prevenção do câncer de próstata, com prioridade para os homens da zona rural”, explicou.

Segundo ela, o Programa acontece em duas etapas, a primeira é a coleta para o exame de PSA. A segunda etapa, agendada para o dia 20 de agosto, vai acontecer um mutirão de saúde, na quadra poliesportiva, onde será montada toda uma estrutura com consultórios e unidade móvel de atendimento, para atender os pacientes que realizaram os exames de PSA, sendo ainda disponibilizado uma consulta com urologista e também complementar com exames de ultrassom.

Ainda de acordo com Márcia, no mutirão serão disponilizados atendimentos para as mulheres. “Paralelamente será realizado o Programa Especial Saúde da Mulher Rural, onde 150 mulheres serão atendidas com a realização do exame preventivo e atendimento médico com ginecologista, voltado apara a prevenção ao câncer do Colo do Útero, além da distribuição de material informativo, palestras e orientações sobre a importância de cuida-se de forma preventiva”, disse.

No mutirão serão ainda disponibilizados 50 atendimentos com médico especialista em ortopedia, com direito a Raio X em casos necessários.

Após os exames de PSA, a Secretaria de Saúde ofertou um café da manhã para os pacientes.      

Fotos de coleta na sede e no povoado Cajueiro:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS