DESTAQUES

Vídeos mostram vazamentos na parede da barragem de Patos do Piauí. Assista!

Publicado

em

Dois vídeos que estão circulando nas redes sociais ganharam repercussão na manhã desta sexta-feira (5) e tem causado preocupação aos moradores da cidade de Patos do Piauí. As imagens capturadas por cinegrafista amador com o uso de um aparelho celular, foram feitas nas galerias da parede da represa Poço de Marruá e mostram pequenos vazamentos.

No diálogo, é possível perceber a preocupação dos homens que estão caminhando no interior da parede. Eles mostram pontos onde estariam ocorrendo vazamentos e afirmam que a água acumulada nas galerias não são da tubulação, mas de infiltrações na laje. “Vazamento aqui em todo canto. As paredes tudo minando. […] O pessoal diz que é normal, mas aqui não tem nada de normal”, diz um dos homens.

O portal Cidades na Net conseguiu identificar um dos homens que entrou na galeria da parede da represa, tentou contato com o mesmo, mas não obteve sucesso. A reportagem também tentou contato com o DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, responsável pelo monitoramento de algumas barragens no Piauí,  e com o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), órgão responsável pela construção da barragem, mas também não obteve sucesso.

_Assista os vídeos

_MP no caso

Publicidade

No mês de fevereiro deste ano, o Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotoria de Justiça de Jaicós, com o auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), promoveu uma audiência para discutir a segurança da barragem de Poço de Marruá.

Na audiência, o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Geraldo Magela, afirmou que a Barragem Poço de Marruá não possui o Plano de Segurança de Barragem. Ele salientou que que não há nenhuma barragem com risco iminente de rompimento no Estado do Piauí e que a questão mais preocupante no que ser refere a Poço de Marruá, consiste nas deficiências da casa de comando, relacionadas à verificação dos circuitos elétricos e de controle de vazão.

Da audiência, ficou determinado que o IDEPI obtivesse junto à SEMAR informações sobre os requisitos para regularização relativa à segurança e licenciamento ambiental da Barragem Poço de Marruá.

_A represa

Situada próximo à cidade de Patos do Piauí, a barragem de Poço Marruá tem uma capacidade de acumulação de 293,4 milhões de metros cúbicos de água. Inaugurada em junho de 2010, a represa atingiu seu volume máximo de capacidade no ano seguinte, transbordando pela primeira vez. A represa tem uma parede com 47 metros de altura, 870 metros de comprimento e um sangradouro de 200 metros de largura.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile