Connect with us

DESTAQUES

Justiça barra a divulgação de pesquisa eleitoral em Paulistana. Veja!

Publicado

em

A Justiça Eleitoral barrou a divulgação dos números de uma pesquisa de intenção de votos que havia sido realizada na cidade de Paulistana. Conforme o registro na página do Tribunal Superior Eleitoral, o resultado do levantamento poderia ser divulgado a partir desta terça-feira, 10 de novembro.

Já na noite desta segunda-feira, 09 de novembro, o juiz da 38ª Zona Eleitoral, Dr. Denis Deangelis Brito Varela, decidiu, liminarmente, pela suspensão da publicação do resultado da referida pesquisa em todos os meios de comunicação – rádio, televisão, jornal, internet, redes sociais, aplicativos de mensagens.

Em caso de descumprimento, a empresa responsável pela pesquisa, Anayra Janayna de Carvalho Ferreira (Foco Consultoria Educacional, Sistemas e Capacitações), seria condenada ao pagamento de multa no valor de R$ 50 mil.

O pedido de impugnação da pesquisa foi apresentado na Justiça Eleitoral pela coligação “Unidos para Paulistana continuar avançando”, formada pelos partidos PSB, PSD e Republicanos.

A Coligação alegou que, em consulta ao CNPJ da empresa responsável pela pesquisa, constatou-se que a mesma não possui em sua relação de atividades nada quanto à realização de pesquisa de mercado e opinião pública, e diante disso, pediu a suspensão da divulgação da pesquisa, e ao final, seu cancelamento definitivo, por falta de capacidade técnica da representada para realizar pesquisa de intenções de votos.

Publicidade

Na decisão, o juiz eleitoral pontuou que, “uma pesquisa eleitoral, que possui o poder de influenciar um número incalculável de eleitores, não pode estar a cargo de uma empresa que não apresente qualificação para tanto, com especialidade técnica capaz de atestar a idoneidade de pesquisa da envergadura que se propõe, a qual, caso divulgada, possuirá o condão de comprometer substancialmente o processo democrático”.

MAIS PESQUISAS
A página do Tribunal Superior Eleitoral consta o registro de cinco pesquisas eleitorais relacionadas às eleições municipais de 2020 no município de Paulistana. A mais recente foi divulgada pelo Instituto Exatta no último dia 05 de novembro, e mostra o empresário Joaquim da Farmácia (PSD) liderando disputa para prefeito nos dois cenários, tanto na pesquisa espontânea, quanto na estimulada, em relação aos seus adversários, o médico Luís Coelho (MDB) e o professor Roberto Arraes (PV).

Joaquim da Farmácia, Luís Coelho e Roberto Arraes, candidatos a prefeito de Paulistana – Foto: Divulgação

Na pesquisa espontânea, onde não são citados os nomes dos candidatos a prefeito, Joaquim da Farmácia lidera com 51,8%, seguido de Luís Coelho, com 31,3%. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado é de 20,5%. Já o candidato do PV, Roberto Arraes, aparece em terceiro com 0,9%. Outros 2,9% dos entrevistados responderam que não pretendem votar em nenhum candidato, e 13,1% não souberam ou não quiseram opinar.

Na pesquisa estimulada, onde são citados para o entrevistado os nomes dos três candidatos, Joaquim da Farmácia aparece com 52,9%. Em segundo lugar está Luís Coelho com 31,6%, e em terceiro, Roberto Arraes, com 0,9%. Na estimulada, a diferença entre Joaquim e seu principal oponente, Luís Coelho, aumenta e chega a 21,3%. Dentre os entrevistados, 3,1% respondeu que não votará em nenhum dos candidatos. Outros 11,6% não souberam ou não quiseram opinar.

O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 4,55%, para mais ou para menos.

Publicidade

O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2020, quando foram entrevistadas 450 pessoas, e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob número PI-05702/2020.

Além dessa pesquisa realizada pela empresa Anayra Janayna de Carvalho Ferreira (Foco Consultoria Educacional, Sistemas e Capacitações), que teve a divulgação suspensa pela Justiça Eleitoral, uma outra pesquisa foi registrada junto ao TSE no último dia 08 de novembro, cujo resultado poderá ser divulgado no próximo sábado, dia 14. Conforme os dados, a pesquisa foi realizada pelo Data Max nos dias 08 e 09 de novembro e ouviu 300 pessoas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS