Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PAULISTANA | Boletim registra cura de paciente de Betânia e confirma 3° caso em mulher que chegou de São Paulo

Publicado

em

O terceiro caso de coronavírus foi divulgado pelo município de Paulistana, no boletim publicado na noite desta terça-feira (19), pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. Segundo a gestão, trata-se de uma mulher que chegou recentemente de São Paulo.

A mulher, de 32 anos de idade, ao chegar em Paulistana, no dia 13 de maio, procurou uma Unidade de Saúde com febre, tosse, dor de garganta, dispneia, perda de olfato e paladar. Desde então, foi orientada a ficar em isolamento social.

Na unidade de saúde foi realizado o primeiro teste rápido, que deu resultado NEGATIVO. A mulher foi então encaminhada para o Hospital Regional Mariana Pires Ferreira para um segundo teste, SWAB, agora de secreção ofaríngea e nasofaringea. A amostra foi encaminhada para o LACEN, em Teresina, que apresentou o resultado não DETECTÁVEL para o Corona Virús SARS-CoV2.

A secretaria ressaltou que em Nota Técnica, no próprio resultado do Exame, o LACEN observa que o Ministério da Saúde recomenda para a Swab a coleta de amostras até o 7º dia após o início dos sintomas, e que o resultado NÃO DETECTÁVEL em amostras coletadas após este período não exclui a possibilidade de infecção por vírus respiratório.

Mesmo diante dos resultados, a paciente persistiu com os sintomas, e informou que teve contato com o esposo, que também apresentava sintomas sugestivos de COVID-19, em São Paulo, e ainda que um vizinho havia falecido em São Paulo pela doença.

Publicidade

Diante dos fatos, optou-se pela realização de um terceiro teste, que foi feito nesta terça-feira (19), sendo teste rápido pelo plasma, que apresentou resultado POSITIVO.

Com a confirmação, o boletim do município agora registra três casos positivos detectados.  Porém, o primeiro caso confirmado, que se tratava de um paciente de Betânia do Piauí, que foi atendido no Hospital Regional de Paulistana, foi registrado como curado, no boletim divulgado às 21 horas desta terça-feira (19).

O segundo caso, que foi confirmado na segunda-feira (18), é de uma pessoa do sexo masculino, de 30 anos de idade, que trabalha na cidade de Simplício Mendes e reside em Paulistana. Ele está assintomático e cumprindo isolamento domiciliar na cidade.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS