Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PAULISTANA | Representante do Parlamento Mercosul promoverá bate-papo virtual ‘Empoderamento Feminino: Aonde estão as mulheres piauienses?’

Publicado

em

Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, a estudante natural de Paulistana, atual representante do Parlamento Juvenil do MERCOSUL 2018 – 2020 pelo Piauí e integrante do movimento IYD Brasil, Cássia Coelho Rodrigues, irá realizar um bate-papo sobre o papel das mulheres piauienses.

O bate-papo traz como tema: ‘Empoderamento Feminino: Aonde estão as mulheres piauienses?’ e será realizado de forma virtual e gratuita através da plataforma Google Meet, das 17h às 19h, e contará com certificação.

A mesa será formada apenas por mulheres, e será conduzida pela fazedora do evento, Cássia Coelho, e contará com a presença das seguintes convidadas: a ex-senadora e atual vice-governadora do Piauí, Regina Sousa; a superintendente da PPP Piauí, Dra. Viviane Moura; a ativista e presidente da UJS, Isadora Cortez; a socióloga da UEMA, Bruna Mesquita; a socióloga do IFPI Campus Teresina Central, Profª. Luciana; a parlamentar jovem brasileira do Piauí 2019, Régia Saraiva; a jovem senadora do Piauí 2019, Yasmin Leal.

A programação será iniciada com a apresentação das participantes e logo em seguida, será discutido a importância do Dia Internacional da Juventude, das 17h05 às 17h30.

A partir das 17h30 às 18h será realizada a 1ª Mesa abordando sobre ‘Ensino Médio: Jovens na Política’ e ‘Movimento Estudantil e Feminismo’.

Publicidade

Em continuidade, das 18h às 18h32 será trabalhado na 2º Mesa, a temática ‘Mulheres na Política’.

Encerrando a programação, das 18h33 às 19h, na 3º Mesa, o momento será direcionado para às ‘Sociólogas Respondem’. Na ocasião será discutido sobre os seguintes questionamentos: ‘Piauí: Uma cultura Machista Enraizada?’ e ‘O que é desigualdade de gênero? Porque tanto feminicídio no estado? e Violência contra a mulher em tempos de pandemia.

Em entrevista a Redação do Cidades na Net, a parlamentar juvenil Cássia Coelho, falou sobre a importância do evento, bem como da temática que será abordada e destacou as suas expectativas para o encontro virtual.

“O tema do evento é crucial,o Piauí ainda está enraizado em uma cultura historicamente machista. Nós temos mulheres guerreiras ocupando espaços de poder, como as que estarão na mesa, mas elas não são lembradas na maioria das vezes. As mulheres vão muito além das mães e donas de casa, nós temos voz, e é por causa disso que eu estou fazendo o evento. As minhas expectativas são positivas e altíssimas, pois jé ultrapassamos a marca de 100 inscritos. Tivemos inscrições de todo o país, e de outros também, como Argentina”, disse a jovem.

Cássia Coelho (Foto: Arquivo da Entrevistada)

Cássia Coelho, ainda destacou: “O evento será gratuito e as vagas são limitadas, a mesa é 100% feminina, não seremos silenciadas ou teremos que ficar reafirmando a importância de ter uma mulher em uma mesa. A igualdade só será atingida com equidade, tem que dar oportunidade de fala”.

Publicidade

Confira:

Link de Inscrição

Link de acesso ao bate-papo


Conheça sobre o Dia Internacional da Juventude e o IYD Brasil

O Dia Internacional da Juventude foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para celebrar o papel dos jovens de gerar mudanças e conscientizar sobre os desafios enfrentados pela juventude mundial, em 12 de agosto 1999. Anualmente a ONU lança um tema e convoca a juventude para ação em todo o planeta.

Publicidade

No Brasil, o movimento IYD Brasil, atua para engajar, inspirar e apoiar jovens brasileiros a realizarem atividades de impacto no Dia Internacional da Juventude.

O IYD Brasil é formado por jovens que integram organizações juvenis e trabalham com juventude em escala nacional. Elas possuem papel estratégico e de co-construção dentro do movimento.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS