Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Teresa Britto cobra melhorias no HRMPF e visita obras inacabadas em Paulistana; veja fotos

Publicado

em

A deputada estadual Teresa Britto (Partido Verde), presidente da Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí, esteve na cidade de Paulistana nesta terça-feira (25). Na agenda, a parlamentar visitou o Hospital Regional Mariana Pires Ferreira (HRMPF) capaz de atender casos de baixa e média complexidade. No município a deputada também tomou conhecimento de obras que estão sem conclusão.

De acordo com a diretora técnica, Maria Francidete, em reunião com a deputada, o HRMPF possui 32 leitos e realiza cirurgias de urgências nas terças, quintas e sextas-feiras. As demais não caracterizadas cirurgias de urgências são feitas na segunda e também nos dias citados.

A deputada Teresa Britto vistoriou o centro cirúrgico, sala de parto, cozinha, recepção, urgência, enfermarias e destacou que o hospital é de médio porte, porém tratado apenas como de pequeno porte. A parlamentar destacou ainda que é importante para o município que possui população de aproximadamente 21 mil habitantes e atende a dez cidades do entorno.

Na visita à unidade de saúde, foi constatado que necessita de melhorias na estrutura física. “Esse hospital tem um estrutura antiga e precisa de reformas para melhor resolutividade no atendimento aos pacientes. Ele tem como ser ampliado e melhorado. Ele precisa atender cirurgias eletivas e programadas”, disse.

“O centro cirúrgico estava ocioso sem nenhuma cirurgia. Se aqui tivesse cirurgias de urgências, mais especialistas, sem dúvidas aqueles 32 leitos estariam ocupados. Encontrei um paciente na pediatria, um paciente com crise de abstinência alcoólica, três pacientes na observação, bem como as salas de parto e todas da obstetrícia estavam vazias. Muitas mulheres poderiam ser atendidas aqui sem necessidade de ir para o Hospital Regional Justino Luz em Picos, ou para Floriano. Certamente não estariam indo para outros municípios ainda mais distantes daqui”, lamentou.

Sobre os profissionais em expediente no hospital de Paulistana nesta terça-feira (25) a parlamentar destacou. “Encontrei dois médicos de plantão e a maioria dos leitos estavam vazios. Pode-se perceber que este hospital não está sendo utilizado na altura que pode ser”, apontou.

Publicidade

A presidente da Comissão de Saúde da ALEPI, concedeu entrevista na rádio Paulista FM e frisou que na antiga gestão da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, houve disparidade dos hospitais.

“O Estado entregou os hospitais para os municípios com o compromisso de reformar a parte estrutural e ajudar com percentual de recursos mensais, ou seja, a contrapartida do cofinanciamento. O que vem acontecendo no Piauí é que o governador não está repassando esses recursos. No entanto, aqui em Paulistana não posso dizer isso porque não recebi a documentação da Secretaria Municipal de Saúde. Deixei a solicitação para que eu possa ter essas informações. Entretanto, na maioria dos hospitais que andei, tem lugares que o Estado deixou de passar 18 meses”, falou.

Entre as unidades de saúde que ficaram sem receber os repasses, Teresa pontuou hospitais das cidades de Matias Olímpio, São Félix do Piauí, Dirceu Arcoverde entre outras. “Várias cidade do Piauí têm hospitais de pequeno porte que a estrutura é do Estado. Castelo do Piauí, por exemplo, tem um hospital com quase 50 leitos e está entregue ao prefeito que não tem repasse de forma alguma. Lá encontrei servidores sem receber salários por nove meses. Essa fiscalização que estamos fazendo serve para sabermos como se encontra a situação”, esclareceu a parlamentar orientando que os prefeitos e deputados têm a obrigação de cobrar do governo do estado do Piauí por melhorias.

Na agenda parlamentar, de acordo com Roberto Arrais que é presidente do Diretório Municipal do Partido Verde, em Paulistana, e recepcionou a deputada, a comitiva visitou a obra de saneamento que está inacabada e permanece parada há vários anos. Logo depois seguiram para o açude Ingazeira que está assoreado e recebe parte do esgoto despejado. Além destes a deputada tomou conhecimento de obras paradas como o Matadouro Público e o Espaço Cidadão.

Ao vivo, nos estúdios da rádio, Teresa Britto que é presidente estadual e vice-presidente nacional do Partido Verde, declarou, que vai solicitar aos órgãos responsáveis, quais foram os motivos que levaram a paralisação das obras inacabadas, como o açude que tem uma estação de tratamento de esgoto, dentre outras.

“Vamos solicitar aos órgãos responsáveis o porquê que não terminaram, o que está faltando, e, o que aconteceu. Por que começam uma obra e não conclui?”, questionou.”É necessário saber o quanto gastaram, para onde foi esse dinheiro e se investiram os recursos que vieram devidamente”, concluiu a deputada estadual Teresa Britto.

O Partido Verde nasceu com objetivo de lutar por preservação do meio ambiente e de modo geral às políticas públicas e de direito.

Publicidade

Matérias Relacionadas>> Deputada estadual Teresa Britto irá visitar municípios da região de Picos nesta terça e quarta

>> Em Picos, deputada Teresa Britto visita HRJL pela segunda vez, aponta avanços e cobra melhorias; fotos


Veja mais fotos>>

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS