NOTÍCIA DESTAQUE

Wilson Martins coordena encontro regional do PSB em Paulistana e faz discurso crítico

Publicado

em

O ex-governador e presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro, Wilson Martins, coordenou no último sábado, 23, em Paulistana, o I Encontro Regional do PSB no Piauí. Este foi o primeiro de 12 encontros que serão realizados em todo o Estado até o mês de junho, com o objetivo de fortalecer o partido para as eleições municipais de 2016.

O evento reuniu lideranças políticas de oito municípios da região. Wilson esteve acompanhado dos deputados federais Rodrigo Martins e Átila Lira, e dos deputados estaduais Rubem Martins e Gustavo Neiva, todos do PSB.

Segundo o presidente estadual do Partido, a região de Paulistana é uma onde o PSB está mais presente e fortalecido. “É uma região que nós consideramos importantes. São doze municípios onde temos sete prefeitos, sendo quatro do PSB e três de partidos aliados, além dos vice-prefeitos de Acauã, de Paulistana, de Queimada Nova e de Curral Novo, e dezenas de vereadores. Temos um partido organizado e preparado para os embates eleitorais deste ano”, disse. Em todo o Estado, são 49 prefeitos. “Temos o maior número de prefeitos eleitos, vice-prefeitos e vereadores, e nós precisamos manter essa marca”.

Em seu longo pronunciamento, Wilson Martins manteve uma postura firme de oposicionista e fez duras críticas aos governos federal e do estado. Ele falou sobre a situação econômica do país e as dificuldades enfrentadas pelos gestores dos municípios. O ex-governador afirmou que o governo federal e a presidente Dilma perderam a credibilidade. Para Wilson, a presidente Dilma deve um pedido de desculpas. “O Brasil está desgovernado. Tem uma figura como presidente da República que perdeu a credibilidade e está fazendo um governo incompetente. Ela deveria reconhecer e pedir desculpas e perdão ao povo brasileiro por ter prometido coisas que não pode cumprir, por esconder os números da real economia do país”, disse.

Wilson Martins criticou, também, o governo do estado, afirmando que não há uma obra conquistada pelo governador Wellington Dias. “Nós temos um ano de governo perdido, sem um tostão de investimentos, a não ser o dinheiro que eu deixei. É por isso que eu digo: as obras que deixei começadas aqui vão ter que terminar. Deixei amarrado. Ou conclui pra prestar contas, ou então não recebe os outros 300 milhões. Se ele conseguir a liberação dos recursos que nós deixamos, ele [Wellington Dias] vai ter condições de fazer um governo razoável, graças a um planejamento que nós fizemos para o Piauí a curto, médio e longo prazo”, disse. Em outro momento, ele elencou uma série de investimentos feitos em seu governo nos municípios da região de Paulistana.

Publicidade

Os deputados presentes no evento também se pronunciaram. Rubem Martins avaliou o encontro de forma positiva. “Foi um encontro excitoso, muito positivo, onde estivemos unidos com o mesmo objetivo, que é fortalecer o nosso partido e conversar sobre a situação do nosso Estado e do Brasil, que infelizmente não é nada boa. Mas, nós temos uma história de trabalho pelo nosso Piauí e estamos e conscientes de que o caminho é este, percorrer o Estado, ouvir as pessoas, os gestores, discutir o que é melhor para os municípios. O PSB é forte por ter uma grande liderança política, que mesmo fora do Governo, tem essa preocupação”, disse, referindo-se ao ex-governador Wilson Martins.

A gestão do ex-governador Wilson Martins foi enaltecida por todos os que se pronunciaram, sendo apontado como o governador que mais trabalhou pelos municípios da região de Picos. Os prefeitos colocaram as dificuldades enfrentadas na gestão pública municipal e destacaram as importância dos projetos, obras e ações da gestão do ex-governador Wilson Martins.

Dentre estes, o prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo, o Didiu, que é um dos mais novos integrantes do PSB no Estado. Eleito em 2012 pelo PTC e deverá disputar a reeleição pelo Partido Socialista Brasileiro. Em seu pronunciamento, Didiu falou da satisfação de Paulistana de sediar a abertura do ciclo de encontros do PSB. “Será um momento muito importante para o nosso partido, quando vamos discutir em várias regiões o seu fortalecimento com vistas nas eleições deste ano. E aqui em Paulistana foi um encontro muito positivo, pois reunimos os nossos militantes, como também, os simpatizantes, e pudemos notar a força do partido”, disse.

Sobre o governador, Didiu agradeceu pelos grandes investimentos feitos por Wilson Martins, e afirmou que a história de desenvolvimento de Paulistana se divide em suas épocas, antes e depois das gestões de Didiu e Wilson. “Graças ao apoio do ex-governador Wilson Martins e a nossa capacidade de gerir o bem público com planejamento e responsabilidade, estamos fazendo muito por nossa cidade”. Didiu afirmou, ainda, que o povo já sente a falta de Martins. “Muitas vezes nós brasileiros só damos valos àquilo que temos de bom perdemos. As pessoas de Paulistana e do Piauí sentem a falta do governador Wilson Martins”.

O prefeito Celso Amorim, de Queimada Nova, citou, dentre outras, a construção de quarenta pequenas barragens, que segundo ele, estão todas cheias, garantindo o abastecimento da população rural. Celso afirmou, ainda, que depois que Wilson deixou o governo, o município não foi mais contemplado com obras. “Não chegou mais nada pra nosso município. Os investimentos pararam”.

Publicidade

A prefeita de Lagoa do Barro, Ducilene da Costa Amorim citou a construção do asfaltamento do principal acesso ao município, as oito pequenas barragens, que estão todas cheias. “Seu governo foi muito bom para o Piauí, para a nossa região. Admiro seu trabalho, seu modelo de fazer política. Continue assim, pois o Piauí precisa de seu trabalho”. Segundo ela, tem sido um grande desafio administrar, o maior deles, o abastecimento de água da cidade, cujo projeto foi feito pelo governador Wilson e alocado no PAC, mas que nunca foi executado. “Já recorri ao governo do estado, federal, mas nada de certo, e a nossa cidade precisa muito dessa obra”.

O prefeito de Patos do Piauí, Dr. Agensilon Dias, destacou o trabalho feito por Wilson Martins enquanto esteve à frente do Governo do Estado. Com relação ao seu município, citou dentre outras obras destinadas pelo governo Wilson, a barragem Poço do Boi, que está transbordando com mais de 3 km de represa, e o asfaltamento da rodovia que interliga a BR 407 ao povoado Cajueiro, garantindo acesso a uma das regiões mais importantes e populosas do município.

O prefeito afirmou que Piauí ficou devendo ao ex-governador, ao não elegê-lo como senador. “Tenho certeza que se eleição fosse hoje, talvez o resultado seria outro e nós teríamos no Senado Federal um grande representante do Piauí. Muitas pessoas pegaram carona com o governo federal, que na época da eleição ainda tinha prestígio, e acabaram votado no Elmano”, disse. Agenilson defendeu o fortalecimento do partido e anunciou que, logo que for aberta a janela para a troca de partidos, quatro vereadores do município irão se filiar ao PSB, passando a ter maioria na Câmara.

Estiveram presentes o presidente estadual do PSB, Wilson Martins, os deputados federais Rodrigo Martins e Átila Lira, os deputados estaduais Rubem Martins e Gustavo Neiva, os prefeitos Didiu, de Paulistana, Agenilson Dias, de Patos do Piauí, Ducilene da Costa Amorim, de Lagoa do Barro, Reginaldo Raimundo Rodrigues (Molão), de Acauã, os vice-prefeitos de Paulistana, João de Abel, de Queimada Nova, Raimundo Júlio, de Acauã, Ana Maria, vereadores de Paulistana, Jacobina do Piauí, Campo Grande do Piauí e Caldeirão Grande, dentre outros.

Veja mais fotos do evento:

Publicidade

   

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile