Connect with us

Picos

3ª Conferência de Saúde Mental do Piauí é realizada em Picos

Publicado

em

Com o tema “gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”, está sendo realizada durante o dia desta terça-feira, 19 de abril, no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Picos, a 3ª Conferência de Saúde Mental do Piauí.

Inicialmente foi feito o credenciamento, e logo em seguida, a abertura oficial e leitura e aprovação do regulamento macrorregional. Ainda pela manhã, também foi realizada uma palestra e debates, além de trabalhos em grupo. O evento tem continuidade pela tarde de hoje com a continuação de trabalhos em grupo, plenária final e eleição de delegados.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Júlio Araújo, a conferência contou com a participação de delegados escolhidos durante as conferências municipais. Segundo ele, a etapa é muito importante para elaboração de propostas e políticas públicas voltadas para a saúde mental nos municípios.

“O momento realizado hoje é uma etapa seguintes as etapas municipais que foram realizadas até o mês de março. Serão cinco etapas macrorregionais, sendo que começamos por Picos, e logo depois, vem Floriano, São Raimundo Nonato, Teresina e Parnaíba. Então começamos aqui em Picos onde vamos realizar as plenárias e conferências dos municípios que abrangem a região de Picos para chegar até as etapas macrorregionais que serão em junho”, frisou.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental de Picos, Iuka Marques, o principal objetivo é levar a saúde mental para todos os órgãos responsáveis.

“Como o próprio nome da conferência já diz, é uma conferência macrorregional, pois quando a gente ver o prefixo macro dá uma ideia que é algo grande, enquanto regional também é algo grande que não fica só ali no local específico. Então, a ideia é levar saúde mental não só para os órgãos responsáveis como os CAPS II, mas para todos os dispositivos que possam oferecer ajuda para conciliar um trabalho com o outro”, explicou.

De acordo com a coordenadora do CAPS II de Picos, Aurelândia Leal, na ocasião foram trabalhadas políticas públicas importantes.

“A conferência é importante, pois trabalhamos políticas públicas ao direito ao usuário sobre a assistência e ao cuidado que este usuário tem dentro da Rede de Atenção Psicossocial, então trabalhamos e enfatizamos políticas para que possamos sair daqui com propostas”, afirmou.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de Picos e de municípios que compõem os territórios do Vale do Guaribas e Vale do Sambito.

Publicidade

Veja fotos!

Facebook

MAIS ACESSADAS