Connect with us

DESTAQUES

4º Batalhão de Polícia Militar de Picos forma nova turma de Sargentos

Publicado

em

O 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos realizou na tarde desta quarta-feira (22), às 16h30, na própria sede, a Formatura de Policiais Militares ao cargo de 3º Sargento. Vinte e um alunos foram capacitados para serem graduados no município, e 240 em todo o Estado.

O evento contou com a presença do Comandante geral da PM do Piauí, o Coronel Lindomar Castilho; o Secretário de Segurança do Estado, o deputado federal Fábio Abreu; o comandante do 4º BPM, Edwaldo Viana; o Coronel da PM-PI, o deputado estadual Carlos Augusto; o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima; o prefeito de Jaicós, Ogilvan Oliveira (Neném de Edite); o prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Welington Carlos; o vice-prefeito de Geminiano, Luiz Gonzaga Filho; o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana do município, Edilberto Cirilo; além de outras autoridades policiais, vereadores dos municípios outrora anunciados, familiares e amigos dos formandos.

O coronel Lindomar Castilho, em entrevista ao Cidadesnanet, celebrou a ascensão de carreira nos novos sargentos da PM-PI e acredita que isso produza mais empenho dos mesmos no trabalho. “Aqui é uma vitória grande para nós policiais. Essa ascensão é um reconhecimento de tudo o que eles fazem no dia a dia. Isso renova a motivação de cada policial desses, que sacrificam suas vidas e suas famílias em prol da sociedade. Então isso representa muito e confiamos que cada um deles estará, a cada dia mais, empenhado na defesa dos cidadãos de Picos e região”.

Ele ainda explicou que para “subir” na hierarquia, é preciso, primeiramente, experiência necessária para assumir o cargo almejado. Disse ainda que a meta do Estado é sempre promover essa valorização profissional. “Essa projeção de graduação é feita ao longo da carreira policial, pois com o tempo eles vão adquirindo o conhecimento necessário para serem promovidos. Formamos aqui em Picos 21 novos sargentos, mas no Estado todo foram 240. E já estamos abrindo outro teste seletivo com 240 vagas para o próximo semestre. Então faz parte da progressão de carreira de cada policial. É importante ressaltar que o policial quando ingressa vai ter a possibilidade de progredir na carreira”.

Lindomar Castilho, relatou ainda que é meta da PM-PI que haja um novo concurso até o próximo ano com, pelo menos, 500 vagas. “Já conversamos com o Governador do Estado e ele está analisando a proposta para que possa, ainda este ano, anunciar um novo concurso para a PM-PI. A documentação está com ele e sua equipe está analisando e, quem sabe, podemos anunciar ainda este semestre esse concurso. Passamos para ele a estimativa de 500 policiais, que é o que costumamos pedir nas propostas passadas”.

O Secretário de Segurança Pública do Estado, Fábio Abreu, avalia a formação dos novos sargentos como algo de suma importância para o atual momento, pois, conforme as leis vão sendo alteradas, é preciso alteração na capacitação desses profissionais.

Publicidade

“São vários aspectos a serem considerados com essas formações em todo o Estado. Um em especial é o reconhecimento do Estado para com os profissionais que prestam serviço para a comunidade. Tenho certeza de que os familiares desses novos agentes, e eles próprios, ficam com a autoestima elevada e, consequentemente, vão prestar um serviço de melhor qualidade para a sociedade. Nossa polícia passa a ter quadros de policiais que passam a comandar GPMs que, com a modificação da Lei Maria da Penha, vem exatamente buscar que esses profissionais exerçam a função de comando nessas unidades para que eles busquem implementar o que está previsto na nova modificação, que é a possibilidade do policial militar dar uma medida protetiva e afastar do lar o indivíduo que esteja agredindo uma mulher”, declarou o secretário.

O comandante do 4º BPM, o Tenente Coronel Edwaldo Viana, avalia essa mais nova turma que a Polícia Militar de Picos passa a ter. “Essa é uma grande conquista, tanto para cada um dos sargentos quanto para a Polícia Militar. São mais 21 sargentos que incorporam a nossa tropa. No próximo semestre são mais 50. E, para o próximo ano, temos aí mais 100 policiais militares a virem para o batalhão de Picos”, declarou.

O deputado estadual, Coronel Carlos Augusto, diz sentir-se orgulhoso pela formação dos novos sargentos da PM-PI. “Estamos aqui formando novos sargentos, o que é motivo de muito orgulho. Quero parabenizar o trabalho do Comandante Lindomar Castilho, que é quem tem a última palavra e tem feito grandes trabalhos enquanto gestor estadual da PM. Parabenizar também ao nosso Secretário de Segurança e ao Comandante Edwaldo Viana pelo trabalho exercido por eles para a nossa população. Hoje estou como deputado e quero dizer que, mesmo na Assembleia Legislativa, meu foco é trabalhar pelo e para o povo”.

O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, parabenizou aos policiais pelo esforço e determinação. “Essa é uma missão, muitas vezes, árdua, pois há muita incompreensão por parte da sociedade. Mas quero aqui parabenizar os formandos que tiveram que passar um longo tempo de carreira para chegarem até aqui. Isso mostra o esforço e determinação de vocês. Parabenizo também aos mais novos que, mesmo que não tenham ainda tanta experiência, tiveram o conhecimento necessário para chegarem ao referido posto, e vão continuar a capacitação dia após dia na labuta” disse.

O gestor ainda pediu que, acima de tudo, os policias utilizem da humanidade, humildade e do equilíbrio emocional nas situações pelas quais passarem no dia a dia. “Quero aqui lembrar, também, que o que vai diferenciar o sucesso do trabalho de vocês, e pode até fazer com que galguem outras patentes, não são as armas que estarão em vossas mãos, mas a formação, especialmente a humana, o conhecimento, o equilíbrio emocional, a capacidade que vocês devem ter de como agirem antes de sacar uma arma. Parabéns a vocês. Que sejam capazes de exercerem essa profissão que foi escolhida por vocês, mas que, com certeza, tiveram um chamado à essa missão. Que possam assumi-la com humildade, que é muito importante. Que não usem do autoritarismo, mas sim da simplicidade, e que esta jamais coloque a vida de vocês em risco, claro. Mas que a arma seja o último argumento utilizado em uma abordagem”, pontuou o prefeito.

Publicidade

Munido de grande experiência

O 3º Sargento Urbano ingressou na carreira militar há quase três décadas. Ele relata ser esse um momento importante não apenas para ele, mas para toda a sua família. O policial é nascido em Jaicós-PI.

“Sirvo a Polícia Militar há 28 anos e essa promoção é tudo na minha vida, pois só eu sei o quanto batalhei para chegar aqui. Ela é muito importante para mim e para minha família. Quero, primeiramente, agradecer a Deus, e também à minha família, pois sem eles eu não conseguiria. São, sim, a minha base”, disse emocionado o sargento da PM.

Mulher destaque

A 3º Sargento Mariana, única mulher da turma em Picos, ressaltou que a formação é, além de um salto na carreira, uma forma de destacar a mulher no meio profissional, outrora exercido apenas por homens, mas que vem cedendo, cada vez mais, espaço para a classe feminina.

Publicidade

“Essa cerimônia de formação é um momento em que nós, que estamos nos formando, estamos crescendo na carreira e com expectativas de melhorias na nossa profissão. No pólo de Picos foram 21 alunos e eu sou a única mulher. Isso é um destaque enorme, pois a mulher tem ganhado espaço e, principalmente, no meio militar, onde há certo preconceito. Então para nós, mulheres, é um momento diferente”, ressaltou.

Após a cerimônia de formação, o 4º BPM recebeu a todos os convidados no auditório do quartel para um coquetel em comemoração à formação dos novos sargentos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS