Connect with us

Picos

Academia de Letras da Região de Picos lança edital para Concurso de Poesia

Publicado

em

A Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) lançou nesta terça-feira, 2 de agosto, o edital nº 03/2022, que trata sobre a realização do Concurso de Poesia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de setembro nas categorias infantojuvenil e adulto.

De acordo com o edital, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do seguinte endereço eletrônico: [email protected]. A temática do concurso é livre e cada autor poderá enviar somente um poema, que deverá ser inédito no meio impresso.

O concurso tem o objetivo de incentivar o gosto pela poesia, leitura e produção literária, e segundo o edital, os candidato de até 17 anos e 11 meses podem participar da categoria infantojuvenil, e a partir de 18 anos completos, na categoria adulto.

O edital também prevê a premiação para os três primeiros colocados com troféus, kit de obra literária e livro com poemas classificados e demais inscritos no concurso, sendo publicado pela Alerp.

O resultado será divulgado no dia 14 de outubro e a solenidade de premiação ocorre no dia 22 de outubro, através da plataforma Google Meet.

Publicidade

Veja o edital abaixo.

Academia de Letras da Região de Picos – ALERP
CNPJ 23.625.254/0001-09
Praça João de Deus Filho, 289, Centro, CEP 64.600-000
Picos – Piauí


CONCURSO DE POESIA

EDITAL Nº 03/2022

A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP torna público a realização de Concurso de Poesia, conforme normas estabelecidas neste Edital e dá outras providências.

1 – DO OBJETIVO

O Concurso de Poesia é uma iniciativa da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, a fim de incentivar o gosto pela poesia, a leitura e a produção literária, despertando o poeta que existe dentro de cada pessoa.

2 – DA PARTICIPAÇÃO

Publicidade

Qualquer pessoa poderá participar, exceto os membros da ALERP;
Cada candidato poderá participar com apenas uma poesia, conforme as categorias:
•    Infantojuvenil (até 17 anos e 11 meses)
•    Adulto (a partir de 18 anos completos)

3 – DA TEMÁTICA

•    Livre

4 – DA INSCRIÇÃO

4.1 – Cada autor poderá enviar somente 1 (um) poema, que deverá ser inédito no meio impresso e configurar criação original, utilizando um PSEUDÔNIMO. Ao inscrever-se neste concurso, o candidato declara que o texto enviado é de sua própria autoria e assume a responsabilidade plena por eventuais acusações de plágio e violação de direitos autorais, que configura crime previsto no art. 184 do Código Penal.

Publicidade

4.2 – A inscrição é gratuita e poderá ser realizada no período de 02 de agosto de 2022 a 16 de setembro de 2022, somente por meio do endereço eletrônico: [email protected].

4.3 – Podem se inscrever no Concurso de Poesia qualquer pessoa, exceto os membros da ALERP.

4.4 – O poema deverá ser enviado em formato doc (Word), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Não se deve exceder o limite de 02 (duas) páginas no tamanho A4 (margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm). Versos e estrofes não poderão ser editados em mais de uma coluna. No mesmo arquivo, após o poema, é obrigatório a inclusão do PSEUDÔNIMO.

4.5 –  O candidato deverá enviar dois arquivos: 01 (um) com o poema assinado com o PSEUDÔNIMO sem o nome do autor; o outro com a ficha de inscrição com os seguintes dados:

       FICHA DE INSCRIÇÃO

a)    Categoria:
b)    Nome completo do autor:
c)    Data de nascimento:
d)   Endereço completo:
e)   Título do poema:
f)    Pseudônimo utilizado:
g)   E-mail:
h)   Telefone (whatsapp):

Publicidade

6 – DO JULGAMENTO

Os textos serão apreciados por uma Comissão Julgadora composta por 03 (três) membros da ALERP ou professores da área de Linguagem, e esta terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recurso às suas decisões. Serão selecionados três poemas e classificados em 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria.

7 – DA PREMIAÇÃO

7.1 – Serão premiados os 1º, 2º e 3º colocados com troféus, um kit de obras literárias e um livro (Antologia) com os poemas classificados e os demais inscritos no concurso, que será publicado pela ALERP através do site www.clubedeautores.com.br.

8 – DO RESULTADO

Publicidade

8.1 – O resultado será divulgado no dia 14/10/2022 no site www.alerp.com.br.

8.2 – A solenidade de premiação ocorrerá no dia 22 de outubro de 2022 (data que se comemora o aniversário da ALERP),  através da plataforma Google Meet.

9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O preenchimento da ficha de inscrição, por parte do candidato, por si só, constitui instrumento de plena aceitação, por parte do concorrente, das normas estabelecidas.

9.2 – Todos os poemas classificados serão publicados em um livro da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, divulgados no site www.alerp.com.br e nas páginas das redes sociais. O ato de inscrição autoriza o uso do poema pela ALERP, após divulgados os resultados, sem ônus, para fins de divulgação em publicações, materiais e eventos da instituição, desde que citada a autoria.

9.3 – Não será aceita nenhuma forma de plágio. Caso seja constatada alguma fraude, ou o descumprimento das regras desse Edital, o participante será desclassificado.

Publicidade

Picos (PI), 02 de agosto de 2022.

Francisco de Assis Sousa
Presidente da ALERP

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS