Connect with us

Picos

Ação que pede cassação do Padre Walmir está pronto para julgamento

Publicado

em

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que pede a cassação dos mandatos do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e do vice, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB) está conclusa para julgamento desde o último dia 5 de julho e a sentença pode sair a qualquer momento.

A representação foi interposta pela coligação “Pra cuida da nossa gente”, formada pelos partidos do PP, PMB, PRP,PROS, PHS, REDE E PR encabeçada pelo ex-prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP) e Antônio Afonso Santos Guimarães (PMB). Eles ficaram em segundo lugar nas eleições de 2016 e ingressaram com ação alegando abuso de poder político e econômico e pediram a cassação e perda dos mandatos do prefeito e do vice eleitos.

A representação foi protocolada na 62ª eleitoral, com sede em Picos, no dia 9 de janeiro de 2017, enquanto a audiência de instrução e julgamento ocorreu em 7 de abril, presidida pelo juiz da 62ª zona eleitoral, José Airton Medeiros de Sousa. O magistrado pode dá a sentença a qualquer momento, tendo em vista que o processo já está concluso para julgamento.

                                                                                                                                                               Foto: José Maria Barros/GP1

Promotora pede cassação dos mandatos do Padre Walmir e Edilson Carvalho

Promotora pede cassação dos mandatos do Padre Walmir e Edilson Carvalho

Publicidade

Parecer

Em parecer datado do último dia 19 de junho, a promotora eleitoral Ana Cecília Rosário Ribeiro manifestou-se favorável ao pedido de cassação dos mandatos do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e do seu vice, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB). Os dois são acusados pela prática de abuso do poder político e econômico durante as eleições de outubro do ano passado.

A promotora eleitoral solicitou ainda que sejam declaradas as inelegibilidades do prefeito Padre Walmir (PT) e do vice Edilson Carvalho (PTB). Para a representante do Ministério Público, a prática do abuso do poder econômico e político por parte do prefeito Padre Walmir (PT) e do vice Edilson Carvalho (PTB) ficou consistente em pelo menos quatro pontos. Na divulgação extrapartidária, com emissão de convites direcionados a pessoas não filiadas, bem como convite aberto à população em geral na convenção partidária.

Também na realização dos eventos “Feijoada dos Amigos”, ocorrida no dia 24 de junho de 2016; “Aniversário do Padre Walmir”, realizado no dia 21 de maio de 2016 e na utilização de asfaltamento para fins eleitoreiros na cidade de Picos.

No parecer de 14 páginas a promotora eleitoral, Ana Cecília Rosário Ribeiro, faz um breve relatório sobre os argumentos apresentados na Ação interposta pelos impugnantes e na defesa dos impugnados. Depois, analisa passo a passo as condutas imputadas e, por fim manifesta-se favorável a cassação dos mandatos do prefeito Padre Walmir (PT) e do vice Edilson Carvalho (PTB).

Publicidade

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS