Connect with us

GERAL

Adolescente alcança cura após tratamento de doença rara no Hospital Regional de Picos

Publicado

em

O Hospital Regional Justino Luz é um dos maiores da região centro sul do estado do Piauí com mais de 7 mil atendimentos mensais. É referência em hospital porta aberta e atende cerca 40 municípios circunvizinhos, como foi o caso do adolescente A.J.S de 14 anos, natural da vizinha cidade Ipiranga do Piauí.

Ele deu entrada no Regional Justino Luz com febre e crises epiléticas. O médico Neurologista, Tércio Luz Barbosa explica o procedimento para diagnosticar a doença. “Ele foi investigado, internou e foram feitos exames de sangue que não mostraram nada e fez uma tomografia de crânio que mostrou umas imagens estranhas, ele tinha manchas, lesões dos dois lados do cérebro em um padrão muito atípico.” A equipe médica ficou em alerta, pois casos de AVC em uma pessoa com 14 anos são difíceis e logo partiu para uma investigação mais criteriosa.

O paciente foi internado e passou a receber todos os cuidados necessários, mas apresentou um quadro de confusões mentais, e chegou a ser intubado duas vezes. Então após o exame de Líquor realizado no hospital, foi identificado o Fungo Cryptococcus neoformans.

Mais exames foram feitos, pois esse tipo de fungo atinge com frequência pessoas com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). “ Mesmo um jovem fizemos a sorologia e deu negativo, ele não tinha nenhuma doença que justificasse o acometimento desse fungo no cérebro.”

A criptococose é uma doença, classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar. O que preocupou a equipe médica foi como o adolescente adquiriu o fungo. A família relatou que onde moram criam galinhas e segundo o neurologista atualmente é raríssimo essa ave ser um transmissor, mas que pode acontecer.

Publicidade

Tércio Luz ressalta mais um avanço no Justino Luz, “o impacto disso foi ter o diagnóstico em um caso tão difícil em um hospital público no interior do estado, o histórico de como a doença se manifestou em um paciente que não tem imunodeficiência e apesar de grave nos tínhamos a medicação para tratar após 40 dias de tratamento ele reagiu e foi curado”.

O principal reservatório do fungo é matéria orgânica morta presente no solo, em frutas secas, cereais e nas árvores. O fungo causador da doença também é encontrado nas fezes de aves, principalmente dos pombos e o ser humano inala no ar o fungo.

Desde 2017 o Hospital Regional Justino Luz é administrado pela Fundação Piauiense Hospitalar-Fepiserh, manter a farmácia de medicamentos da instituição é um dos principais objetivos da fundação. A direção técnica do hospital busca constantemente manter medicamentos e insumos necessários para o bom atendimento do paciente. “Somos um hospital porta aberta, busco junto a minha equipe médica e direção geral otimizar as demandas da unidade através da Fepiserh e Sesapi , seja em medicamentos ou estrutura.” Relatou o médico cirurgião, Paulo Moura.

Ascom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS