Connect with us

DESTAQUES

Após debates de propostas, chega ao fim a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Picos

Publicado

em

Na tarde deste sábado (23), se encerrou a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Picos. Durante toda a manhã de hoje, os profissionais da saúde, representantes de entidades públicas e da sociedade em geral debateram diversas propostas para o bem comum, no que tange a saúde pública da cidade.

Cerca de 100 pessoas estiveram envolvidas nos debates, que foram divididos em três grupos. Todas as propostas foram reunidas nas 36 pré-conferências que aconteceram nos meses de fevereiro e março em diversas Unidades Básicas de Saúde do município, onde a comunidade deu voz às suas necessidades.

Segundo o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Pascoal Costa, após agrupadas as propostas de cada comunidade, os representantes da sociedade civil organizada puderam analisá-las quanto ao significado de cada uma para o bem geral, escolheram as mais importantes, reuniram em relatório e agora este será levado à Conferência Estadual e, caso aprovado, à Nacional.

“Nas pré-conferências nós discutimos a necessidade de cada comunidade. Então, eles têm essa noção, eles vivem as necessidades pontuadas. Tudo que foi aprovado vai para o relatório. Esse relatório, com todas essas diretrizes consolidadas vai servir de embasamento do Plano Municipal. Então é fundamental para a gestão, porque é assim que o gestor vai saber realmente qual a necessidade da população e trabalhar em cima dela. É claro que ele não vai poder atender tudo de imediato, há coisas que são a curto, médio e longo prazo. mas o importante á a participação da população nesse norte para o gestor”, explicou.

A representante dos trabalhadores da saúde (agentes de UBS), Karina Bonfim, corrobora que a conferência não é algo que fica apenas em Picos. Tudo o que é debatido e aprovado aqui é levado para as próximas instâncias.

Publicidade

“Eu já participei dos três níveis de conferências: a municipal, a estadual e a nacional. E realmente nossas pautas, caso aprovadas, chegam até a nacional. Não fica só aqui em Picos, não. Eu já vi pautas nossas, que foram debatidas aqui e realmente foram levadas para lá. Então tem efeito, sim, esse tempo que dedicamos a discutir o bem de nossa sociedade”, disse ela.

Iane Borges, coordenadora do Programa Saúde na Escola – PSE, explicou de que forma uma proposta pode ser aprovada. “Para que uma proposta possa ser aprovada, ela tem que ter no mínimo 70% de apoio do grupo. Caso o apoio fique entre 50 e 70%, ela é levada a plenário para decidir se entra ou não no relatório a ser levado para a Conferência Estadual”.

O secretário de saúde, Dr. Júnior Santos, parabenizou toda a organização do evento, os colaboradores, imprensa e a comunidade participativa. Para ele, o evento foi concluído com êxito.

“Foi uma conferência de sucesso, altamente participativa. Os auditórios sempre lotados, a população, os movimentos sociais, os profissionais da saúde, todo mundo envolvido na conferência. Então, o que posso dizer é que todos os nossos objetivos foram alcançados. Então, agora é a gente esperar colher os frutos e trabalhar para cumprir o que foi determinado aqui”, disse ele.

Dr. Júnior Santos ainda declarou que a população pode esperar sempre o melhor de sua gestão, pois o seu amor pela cidade é o que o motiva a fazer sempre mais. “Uma certeza é de que a população pode esperar da gente muita dedicação. Estou em um propósito de trabalhar, e trabalhar muito. São oito meses de gestão, já fizemos muito e faremos muito mais. Gosto de dizer que esse ano de 2019 é o ano da Saúde aqui em Picos. Olha só essa semana a quantidade de eventos… é o mutirão da catarata, a conferência e na próxima terça-feira (26) o caminhão da mulher. Tudo isso é conquista para melhoria da saúde aqui em Picos. O prefeito está determinado em melhorar a saúde aqui na cidade e tem dado todo o apoio para nossos projetos. Eu amo essa cidade, então é obrigação minha dar o meu melhor por ela”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS