Connect with us

GERAL

Associação de Agrônomos da macrorregião de Picos celebra data em evento

Publicado

em

A Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macrorregião de Picos comemorou nesta quinta-feira (10), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o Dia do Agrônomo, que é celebrado em 12 de outubro.

O evento contou com a palestra de empresários e precursores da profissão na região. Estudantes e professores do curso de agronomia da Universidade Estadual do Piauí também estiveram presentes a prestigiar o momento.

Para o presidente a AEAMP, Alan Michel, disse que o objetivo principal da associação é unir a categoria e fazer com que os profissionais aprendam a empreender no semiárido.

“Essa é a função da Associação: trazer os profissionais para próximo do CREA e uns dos outros, para que possamos estar nos confraternizando, trocando experiências e mais do que isso, aprendendo. Estamos com a presença de grandes empresários da região, pessoas que resolveram empreender no semiárido e que conquistaram seu espaço na nossa região com sucesso”, disse ele.

Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar aos estudantes e profissionais da categoria, os quais têm sido base do sustento do país.

Publicidade

“Quero parabenizar todos os profissionais da categoria e falar que tenho felicidade em pertencer à agronomia, que hoje ajuda financeiramente a alavancar o progresso do Brasil. Como se vê, é o agronegócio quem sustenta a pirâmide do mercado, da balança comercial, e isso envaidece a nós profissionais e estudantes de agronomia. Parabenizamos, então, a todos que escolheram essa profissão que engrandece o país e, consequentemente, ajuda a todas as famílias brasileiras”, frisou.

O empresário pimenteirense Carlos Moreira, dono de uma granja na cidade de Valença-PI, é um dos primeiros empresários agrônomos da região e palestrante do evento, onde contou aos presentes um pouco da sua luta no início da profissão e como cresceu na vida.

“Tenho 35 anos de formado como engenheiro agrônomo. Sou de Pimenteiras-PI e naquela época poucos tinham acesso ao ensino superior. Graças a Deus meus pais tiveram a condição de me darem estudo e hoje estou como empreendedor. Iniciei com 700 pintinhos e posso dizer que foi muito difícil chegar onde estou. Hoje tenho uma estrutura com 180 funcionários e muita tecnologia. Até chegar aqui, vale dizer que o que conta é o conhecimento. Mas não posso negar que tenho o empreendedorismo no sangue, a vontade e determinação de fazer sempre o melhor. Sofri muito quando comecei, mas hoje posso dizer que o comércio de granjas é algo consolidado. O que faz a diferença é a organização e planejamento para que tudo saia a contento”, disse ele.

A professora de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, Gynna Azar, pontua que a comemoração é um ponto estratégico para o fortalecimento da classe. Ela destaca, ainda, a desenvoltura dos egressos da Uespi.

“Todos os anos, desde que cheguei em Picos, temos comemorado o dia do Engenheiro Agrônomo. A cada ano que passa, isso vem se fortalecendo, com a presença de mais pessoas e instituições. O melhor disso é que vemos nossos egressos se destacando no mercado de trabalho em Picos. É uma área bastante promissora. Muitos pensam que o semiárido não produz, mas estamos mostrando que é possível produzir, trabalhando suas peculiaridades. Não temos como mudar a estrutura de solo, de clima, mas temos como conviver com essas condições e desenvolver em cima delas projetos promissores”, pontuou.

Publicidade

Domerval Luz, um dos precursores da área em Picos, destacou que o momento de celebração também serve para reflexão, principalmente no que tange o desenvolvimento da área no campo.

“Esse é um momento de reflexão para nós profissionais e também de vermos o quanto somos fortes. Com a implantação do curso na Uespi, isso fortaleceu nossa classe em demasia. Temos visto grandes profissionais despontando na região de Picos, em especial um despertar no homem do campo em trabalhar, tanto na área da irrigação, quanto da cajucultura, piscicultura e seus derivados. Isso tem mostrado que nossa região é uma das mais ricas do país. Temos sol e água em abundância. É um potencial enorme que já vem sendo empreendido e que ainda há muito mais a ser explorado”, afirmou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS