Connect with us

DESTAQUES

Cardiologista de Picos explica o que pode causar mortes súbitas em pessoas com menos de 35 anos

Publicado

em

Os últimos anos estão sendo marcados por acontecimentos que deixam a população intrigada no tocante a mortes rápidas de pessoas aparentemente jovens na faixa etária de 20, 30 e 40 anos, muitas delas causadas pelo que se conhece por mal súbito ou infarto.

Na região de Picos são diversos os casos. Os mais recentes, divulgados pela imprensa aconteceram nas cidades de Jaicós, Bocaina e Francisco Santos. Em um curto espaço de tempo, pouco menos de trinta dias, três pessoas vieram a óbito nos municípios citados, com características de infarto.

O médico cardiologista, Raimundo Reis, explica que as evidências científicas das causas de mortes de jovens aparentemente sadios passam por algumas hipóteses aceitas.

“Todas as mortes súbitas de jovens com menos de 35 anos têm como primeira causa possível alguma doença cardíaca genética ou congênita”, observa.

Outro ponto destacado pelo hemodinamicista, clínico geral e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é o óbito durante atividade física. O médico esclarece que a causa mais comum nos praticantes de atividade física, vítimas da morte súbita, é a Cardiomiopatia Hipertrófica, que é uma enfermidade que causa espessamento do músculo do coração.

Além disso, estão as doenças infecciosas, sendo as mais comuns decorrentes de alguns tipos de viroses que afetam pessoas, que por alguma razão, têm baixa imunidade, por excessos de desgastes físicos, doenças graves ou outros motivos.

Publicidade

O cardiologista enfatiza que não pode ser descartado como causas o consumo de álcool em excesso e uso drogas ilícitas.

Raimundo Reis atende no consultório localizado na avenida Nossa Senhora de Fátima, 629, Centro, Picos-PI.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS