Connect with us

Picos

CTA de Picos realiza testes rápidos no Dia Mundial de Combate à Aids

Publicado

em

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou na manhã desta quinta-feira, 1 de dezembro, uma ação da campanha de combate ao HIV. O evento aconteceu na sede do CTA, localizada na Rua Coronel Francisco Santos, no Centro da cidade.

Na ocasião, foram realizados testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, assim como, aferição da pressão arterial e medição de glicemia, e distribuição de preservativos.

De acordo com o coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes, a ação foi realizada em alusão Dia Mundial de Combate à AIDS. Segundo ele, outras ações serão realizadas ao longo da semana.

“É uma ação de nível mundial, as pessoas estão focando nas informações mais precisas sobre o HIV, com o intuito de prevenção, sabemos que tem pessoas acometidas. E a ação é uma forma de orientar, passar informações a respeito dos cuidados e da prevenção contra doenças transmissíveis. Por isso, a equipe hoje está em frente ao CTA, amanhã estaremos juntos com a equipe da Prosep, na Praça Félix Pacheco, e nos dias 6 e 7, estaremos em alguns postos. É uma programação bem extensa, durante esse mês de dezembro”, frisou.

Fábio Bernardes ainda destacou o número de casos notificados ao longo do ano de 2022 na cidade de Picos, e segundo ele, o município já registrou 49 novos casos.

 “Este ano foram notificados 49 novos casos de HIV, e comparando com o ano passado onde tivemos 52 novos casos, estamos dentro da média, mas devemos ter uma cautela em relação a doença, que possamos passar mais orientações sobre o vírus e a importância do trabalho do CTA de Picos para todas as cidades da macrorregião”, afirmou.

Publicidade

A biomédica Iara Góis comentou sobre a ação e destacou que os resultados dos testes foram entregues minutos após a realização da coleta.

“Hoje a nossa ação esta voltada para um apanhado geral do usuário do SUS, onde estamos fazendo a medição de glicemia, aferição da pressão arterial, oxímetro, temperatura, IMC na parte de fora do CTA, onde o paciente logo em seguida é encaminhado para o auditório, onde estamos realizando os testes rápidos para as quatro IST’s que são realizados aqui no CTA, que é o HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Graças a Deus, graças a ciência, a informação e o diagnóstico precoce os casos de Aids tem diminuído”, assegurou.  

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS