Connect with us

Picos

Cultura do Alho será revitalizada por produtores de Picos

Publicado

em

Um projeto de revitalização do alho está sendo implantado e executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Associação piauiense de produtores de alho.

De acordo com a Secretária de Agricultura de Picos, Camila Luz, o objetivo do projeto é aumentar a produção de alho, garantindo renda aos produtores, criando meios de trabalho e gerando oportunidades de negócios.

“Com a produção e comercialização do produto iremos proporcionar um grande desenvolvimento financeiro para os produtores, suas famílias, e para a região de Picos”, afirma Camila.

http://www.portalopovo.com.br/noticias_fotos/f51cdd49ceedafd7601264bdf6ff.jpg

Camila Luz, Secretária de Agricultura de Picos.

 Vários parceiros estão envolvidos no projeto, como SEBRAE, EMATER, SENAR, Prefeitura de Picos, Sindicato Rural de Picos e Ministério do Desenvolvimento Agrário; todos unindo forças e dando sua contribuição, para que o projeto tenha continuidade e fortaleça a economia da cidade Picos. O Prefeito Padre Walmir tem assistido de perto o projeto e vem dando toda assistência para as necessidades dos produtores.

Publicidade

A revitalização do alho está sendo desenvolvido, através da associação piauiense de produtores de alho, o piloto do projeto foi implantado no bairro Altamira, onde o presidente da Associação Zé Airton é o responsável, Zé Airton irá assumir também a Câmara Setorial do Alho, ele conta que, desde, 2015 foram feitos os diagnósticos para identificar quem cultivava o alho nessa região. Segundo o mesmo, 16 municípios estão produzindo alho.

cerca de 50 produtores participam diretamente, alguns inclusive, produzem em seus próprios quintais, como forma de aproveitamento do espaço.

 Todavia, existe uma área específica para o desenvolvimento do projeto, onde todos têm oportunidades por igual, segundo a Secretária de Agricultura, antes de plantar o produto, alguns testes são realizados nos terrenos, para identificar o melhor local de plantio e evitar perdas e prejuízos.

O esperado é que Picos possa produzir alho em grande escala, e que num futuro próximo venha exportar, tudo aquilo, que é produzido aqui na região.

PortalOPovo

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS